Aterrorizantes! 8 problemas mentais raros que parecem coisa de ficção (mas são reais)

Alguns problemas mentais podem assustar qualquer pessoa diante das condições que eles causam nos pacientes. Descubra 8 casos de arrepiar os cabelos.



Alguns problemas mentais podem ser realmente perturbadores e assustar até quem não sofre com eles. Por sorte, são condições raríssimas e que costumam surgir de alterações neurológicas advindas de acidentes.

Veja também: Xô, ‘deprê’: 3 simples perguntas com o poder de te deixar muito mais feliz

Conheça alguns desses problemas mentais que assustam qualquer pessoa:

1 – Síndrome da mão alienígena

Esta síndrome também é conhecida por síndrome da mão alheia e é uma condição que afeta cerca de 1% da população da Terra. O dado é da própria Organização Mundial da Saúde (OMS). Em suma, o paciente tem a sensação constante de que um de seus braços não lhe pertence e tem vida própria. Essa síndrome afeta apenas um lado do corpo e é um dos problemas mentais mais bizarros que existem.

2 – Síndrome de Cotard é um dos problemas mentais mais assustadores

Nesta síndrome, o paciente acredita que alguém conhecido ou mesmo ele próprio está morto, nunca existiu ou que perdeu seus órgãos internos. Jules Cotard foi um neurologista francês que descobriu a existência desse transtorno. Os sintomas incluem depressão, ansiedade, delírios, entre outros.

3 – Síndrome de Alice no País das Maravilhas (Todd)

O nome oficial para este que é um dos problemas mentais mais assustadores é Síndrome de Todd. É uma condição mental rara que pode fazer com que os pacientes observem as coisas menores ou maiores do que realmente são.

4 – Transtorno de identidade da integridade corporal (TIIC)

O TIIC é extremamente raro, mas existem diversas pessoas obrigadas a conviver com ele. Esse transtorno é grave e pode levar a consequências irreparáveis para a saúde. No caso, a pessoa sente uma vontade incontrolável de retirar alguma parte do próprio corpo. Seria como se ao eliminar aquele membro o paciente pudesse corrigir algum defeito.

5 – Licantropia

Pelo nome, já dá para ter uma noção do que esse problema mental é capaz de proporcionar. A licantropia passa a sensação de que o paciente seria capaz de se transformar em um lobisomem. É um transtorno assustador e bizarro, mas que traz muito sofrimento a pessoa.

6 – Problemas mentais raros e bizarros: prosopagnosia

Esta condição pode ser conhecida pelo nome de “cegueira facial”. Pessoas com esse transtorno são incapazes de reconhecer rostos. Isso quer dizer que eles enxergam a face, mas não conseguem associá-la a alguém.

7 – Síndrome da cabeça explosiva

Dificilmente você verá um problema mental tão bizarro e assustador quanto este. A síndrome da cabeça explosiva é um distúrbio raríssimo que atinge o sono. O paciente acorda no meio da noite assustado após ouvir uma tremenda explosão. Porém, esse barulho nunca aconteceu e foi reproduzido pela sua própria mente.

8 – Síndrome de Kleine-Levin

Outro dos problemas mentais raros e bizarros é o da “Síndrome da Bela Adormecida”. Normalmente, ela afeta jovens na proporção de 1 para 1 milhão. A pessoa pode dormir mais de 20 horas por dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário