Aumento em benefícios do INSS pode surpreender segurados; entenda

Próximas parcelas de aposentadorias, pensões e outros benefícios podem deixar beneficiários bastante contentes.



O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga nesta segunda-feira, 24, a primeira rodada de benefícios do mês de abril. Como de costume, os depósitos começam na última semana do mês de referência e seguem até a segunda semana do mês seguinte.

Leia mais: Programa de passagens aéreas a R$ 200 deve começar em agosto e incluir “leilão” de assentos

Cerca de 37 milhões de aposentados, pensionistas e segurados de outros auxílios terão acesso aos recursos nos próximos dias. A liberação segue a ordem do final do número de benefício (NB) do cidadão, desconsiderando o dígito (exemplo: 111.111.11 1-1)

Além disso, os beneficiários são divididos entre quem ganha um salário mínimo mensal e quem recebe quantias acima do piso nacional. Para o segundo grupo, os pagamentos do INSS começam no dia 2 de maio.

Aumento nos valores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu aumentar o salário mínimo para R$ 1.320 no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Esse reajuste terá impacto não só para os trabalhadores do país, mas também nos benefícios baseados no salário mínimo. Por isso, milhões de pessoas terão aumento.

Entretanto, o calendário de pagamentos em vigência atualmente é referente ao mês de abril e os recursos já foram liberados. Assim, é possível que os cidadãos vejam o efeito do aumento a partir do dia 25 de maio, quando começam as liberações referentes ao próximo mês.

Para consultar valores, datas de pagamento e outras informações, o segurado pode acessar o site ou o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), ou ligar para o telefone 135 (atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h).

Datas de pagamento

Abaixo, confira todas as datas de depósito dos benefícios do INSS em 2023:




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário