O estado do Arkansas entrou com processo contra o TikTok, a sua controladora ByteDance e a Meta, controladora do Facebook. As motivações dos processos alternam de questões de vício, conteúdos impróprios e privacidade dos usuários.
Veja também: Cortar cebola sem chorar é possível? TikToker viraliza ao ensinar o truque
No total, são três processos movidos sido alegado que as empresas violaram a Lei de Práticas Comerciais Enganosas do estado, que pode resultar em possíveis multas.
Qual é o processo contra o TikTok e outras redes?
O processo contra a Meta está concentrado no impacto da empresa na saúde mental dos usuários jovens. Ou seja, é alegado que a implementação de botões de curtir, feeds intermináveis e outros recursos viciantes são destinados a “manipular o cérebro dos usuários, acionando o lançamento de dopamina”.
Já o segundo processo, alega que o aplicativo TikTok supostamente engana os usuários ao identificar-se como adequado para adolescentes em lojas virtuais. Dessa forma, o TikTok é acusado de enganar os usuários e mostrar conteúdos impróprios para adolescentes em seu uso.
“O TikTok apresenta riscos conhecidos para jovens adolescentes que a própria empresa controladora do TikTok considera inapropriado para usuários chineses da mesma idade”, diz a denúncia.
Por fim, o processo movido contra a ByteDance acusa a controladora de ter dado declarações enganosas ao afirmar que não entregava dados de usuários para autoridades da China.
Em outras palavras, é dito pela parte acusadora, que foram feitas declarações enganosas sobre a privacidade do aplicativo e os dados dos usuários não estão necessariamente protegidos.
Como lidar com o vício em redes sociais?
Na hipótese de que você está viciado em redes sociais, alguns comportamentos podem ser úteis:
- Defina um limite de tempo: Preferencialmente, tenha um horário específico para lidar com redes sociais. Evite usar nas madrugadas, o consumo de redes sociais, assim como outras atividades, podem ser prejudiciais para o seu sono, por exemplo.
- Desative notificações: Ao receber notificações de algo, o simples ato de visualizar pode fazer com que fiquemos por mais tempo em alguma página ou aplicativo.
- Busque outras atividades: Opte sempre por atividades saudáveis e podem ser úteis ao curto e ao longo prazo. Do mesmo jeito, você também pode seguir páginas nas redes sociais que ajudem você a praticar outras atividades. A questão é sobre o uso em excesso, o que não impede um melhor uso das redes sociais.
- Procure ajuda profissional: Caso o vício esteja atrapalhando de diferentes formas a sua vida, é recomendável que você procure um profissional que possa te ajudar a desenvolver comportamentos que ajudem você a lidar com o vício nas redes sociais.
Foto: Michele Ursi/Shutterstock