Um dos assuntos mais falados na internet nos últimos dias tem sido o flagra que a bailarina Bia Michelle deu em MC Gui. Ela descobriu uma traição devido ao sistema de rastreio de localização do celular do artista, que até então era seu noivo. Com isso, um vídeo que mostra o momento do flagra está viralizando desde a noite desta segunda, 10.
Leia mais: Já ativa o ‘desconfiômetro’! Desafio revela se você será vítima de traição
Em um registro divulgado em seu perfil do Instagram, Bia conta que estava com um mau pressentimento em relação ao noivo, então decidiu rastrear o celular de MC Gui para descobrir onde ele estava. “Comecei a rastreá-lo, e ele tinha acabado de sair de casa. Percebi que o caminho era totalmente ao contrário dos lugares que ele normalmente ia. Quando ele parou, coloquei no Google Maps, e já apareceu que era um motel”, afirmou.
Não é possível saber se Bia Michelle usou alguma técnica de rastreio ilícita ou se teve acesso ao celular de MC Gui sem o consentimento dele. Por isso, vale ressaltar que as invasões de aparelhos conectados são crime no Brasil, defendido pelo Código Penal pela Lei Carolina Dieckmann (12.737/2012).
O crime resulta em detenção de três meses a um ano.
Como rastrear um celular?
Em relação ao caso de MC Gui e Bia Michelle, não foi divulgado qual o modelo do celular do funkeiro e como a bailarina conseguiu ter acesso à localização, logo não se sabe se a ex-noiva tinha acesso aos dados do GPS do telefone do artista. O que vale ressaltar é que tanto um celular Android quanto um iPhone oferece sistemas que permitem verificar a localização do aparelho em tempo real.
O recurso acaba sendo muito útil em casos de emergência, como um roubo, furto ou perda do aparelho.
Veja abaixo como rastrear ambos os modelos.
Localizando um iPhone
Para rastrear este tipo de aparelho, saiba que as informações são disponibilizadas dentro do serviço “Buscar meu iPhone”, disponível na página do iCloud. Para isso, será preciso realizar o login e informar a senha do iPhone. Assim, no caso de parceiros e familiares, será necessário ter acesso a estas informações para conseguir rastrear o dispositivo.
Em seguida, será necessário realizar os seguintes passos em um computador.
- Abra o site do iCloud;
- Comece a sessão colocando o login e a senha;
- Ao autenticar o navegador, a plataforma irá mostrar informações da localização de aparelhos vinculados à conta. Encontre o modelo do iPhone desejado, caso tenha mais de um dispositivo na lista;
- Se desejar mais informações, o usuário poderá clicar no (i) ao lado do dispositivo.
Dessa forma, ao localizar o aparelho, será possível tocar o alarme do celular ou bloqueá-lo e apagar todo o conteúdo. Ao optar pela segunda opção, não será mais possível descobrir ou acomapanhar a localização do celular.
Localizando um Android
O jeito mais utilizado pelos usuários de Android para encontrar os seus celulares é usando o aplicativo “Encontre meu Dispositivo” (Find My Device, em inglês), do Google. Por meio dele, é possível rastrear o smartphone, bloqueá-lo e apagar os dados remotamente.
Para isso, é preciso que o dispositivo esteja ligado e com acesso à internet. Além disso, o Android ainda precisa estar conectado a uma conta do Google, estar visível no Google Play, com a localização ativada e com o Encontre Meu Dispositivo ativado. Caso o seu celular esteja com tudo isso “em dia”, será preciso:
- Entrar na plataforma “Encontre Meu Dispositivo” pelo computador ou por outro celular;
- Realizar o login.
A plataforma irá mostrar algumas informações, como localização do aparelho e se ele tem conexão com a internet. Ao localizar o celular, o usuário terá acesso a diversas opções, como tocar o alarme, travar o celular e apagar o conteúdo.