O painço é muito comum na alimentação de pássaros, mas pode ser usado na alimentação humana e por ser rico em metionina, promove a formação ou definição corporal. Outra vantagem do seu consumo está no seu baixo índice calórico, pois a cada 100g há a ingestão de aproximadamente 120 calorias. Essa quantidade pode ser dividida e adicionada em receitas como vitaminas, sucos, saladas e pratos, ou seja, acaba se tornando uma opção bem versátil para o dia a dia.
Fortalece a musculatura
Por ser rico em cálcio, atua na prevenção da osteoporose ao fortalecer os músculos e ajuda na sua recuperação após treinos de musculação. Para idosos e crianças esse mineral é indispensável e garante a manutenção do sistema imune.
Auxilia na absorção da glicose
As pessoas que enfrentam a diabetes devem manter esse ingrediente no cardápio, diversificando a fonte de carboidratos mais leves. As fibras aumentam a saciedade, diminuindo a vontade por doces e massas.
É segura para quem tem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten
A farinha de painço é um dos produtos que tem o potencial de melhorar a qualidade de vida dos celíacos, tornando certos preparos mais acessíveis e simples. Na sua forma natural não contém glúten e quando manuseado dentro das boas práticas de segurança alimentar, torna-se recomendado aos portadores dessa restrição.
Promove o rejuvenescimento
Apresenta antioxidantes que eliminam os radicais livres, portanto, acaba com as células mortas da pele, combatendo o envelhecimento precoce. As chances da incidência de câncer e tumores malignos reduz consideravelmente devido aos polifenóis.