Se você ama plantas, precisa saber dessa informação! Apesar de parecerem bonitas e inofensivas, as suculentas podem ser venenosas. Nesse caso, crianças e animais de estimação não devem chegar perto. Antes de começar a cuidar de uma planta específica, sempre pesquise sobre suas características. Entenda porque algumas plantinhas são tão perigosas!
Veja também: Plantas soníferas! Ter 4 delas no quarto ajudará você a pegar no sono rápido
As plantas suculentas mais venenosas do mundo
Língua de sogra
A língua de sogra ou suculenta de sangue é uma planta que tem o formato alongado, como a espada de São Jorge. Ela se popularizou pela América Latina por ser de fácil cultivo e dispensar muita luz.
No entanto, elas apresentam saponinas, uma substância tóxica para certos animais. Gatos e cachorros podem ter diarréias e intoxicação ao comerem folhas desse tipo de planta venenosa.
Kalanchoe
A kalanchoe ou flor da fortuna pode ser encontrada em várias cores, então costumam ser entregues como presentes. Não deixe que a aparência te engane, porque tanto suas flores, quanto as folhas, têm altos níveis de toxicidade.
Se algum gato ingerir kalanchoe, pode começar a sofrer de problemas neurológicos e no sistema cardiovascular. A planta é linda, mas não vale todo esse risco, então escolha outro item para presentear quem você ama.
Euphorbia ou planta leiteira
Esta espécie é menos comum do que as que foram apresentadas, mas podem ser encontradas em algumas floriculturas. A Euphorbia é uma planta de origem africana que solta um líquido pastoso.
Os norte americanos chamam essas variações de “plantas leitosas”, por conta do sumo venenoso. Há casos de seres humanos que se intoxicaram ao entrar em contato com esse veneno.
Agora que você sabe das plantas suculentas que são venenosas, não deixe de procurar saber quais são os riscos que elas oferecem. Uma casa com crianças e animais domésticos não devem ter flores tóxicas, porque eles não têm noção do perigo de mexer em certos lugares.