De Portugal para o Brasil: Lula obriga donos de casas vazias a ceder imóveis?

Notícia é do governo de Portugal, mas foi parar no Brasil com um contexto bem fora da realidade do país. Entenda a origem da fake news.



De Portugal para o Brasil, uma notícia tem causado alvoroço nas redes sociais. Segundo o que está sendo repassado em grupos e contas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria obrigando os donos de casas vazias a ceder os seus imóveis para resolver a crise habitacional no país. Afinal, de onde veio isso? Dá uma olhada.

Leia mais: Segure o vômito: é fato ou fake a chuva de vermes que viralizou na China?

Primeiramente: qual crise habitacional? Essa situação não é uma realidade no Brasil, pelo menos não da maneira na qual o assunto vem sendo tratado. É fato que muitas famílias não têm onde morar. No país, a tentativa de resolver essa situação se dá por meio do programa “Minha Casa Minha Vida”, não com os imóveis particulares das pessoas.

De Portugal para o Brasil: notícia falsa confunde os brasileiros

Apesar de toda a mentira que circula pelas redes sociais, na verdade, o projeto em discussão leva o nome de “Mais Habitação” e é uma iniciativa do governo português, que pretende dar uso às casas vazias no país europeu.

A medida busca agir diante da dificuldade de muitas famílias de encontrar casas disponíveis para aluguel e para conter a inflação imobiliária. No Brasil, não há nenhuma proposta semelhante, já que a realidade encontrada aqui é bem diferente da crise habitacional que, de fato, afeta os portugueses.

Apesar disso, mesmo com todos os indícios de falta de contexto, a NOTÍCIA FALTA circula. A principal razão é uma tentativa de prejudicar o governo do atual presidente Lula, que enfrenta resistência de inúmeros brasileiros.

Combater as inverdades é uma tentativa antiga e, pelo visto, que está longe de ser tomada por todos. É importante que todas as pessoas ajudem no processo. Antes de compartilhar as informações, permita-se entender a realidade dos fatos e checar a notícia em portais mais respeitados. Não compartilhe notícia falsa!

Evite a disseminação de fake news para acabar com a desinformação no Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário