Você provavelmente usa o celular diariamente para realizar atividades da rotina, e salva diversos documentos no aparelho. No entanto, alguns arquivos podem conter informações pessoais ou confidenciais. Nesse caso, se o dispositivo for roubado ou acessado por terceiros, vários desses dados vão ficar expostos. Confira o que não deve ser mantido no smartphone e proteja a sua privacidade.
Veja também: Não será para todo mundo! Veja quais celulares NÃO receberão o iOS 17
Estes são os arquivos que você não deve salvar no celular
1. Informações bancárias
Manter informações bancárias, como números de conta e senhas, no celular facilita a ação de hackers e golpistas. Em caso de roubos e perdas, as informações bancárias ficam vulneráveis, gerando prejuízos financeiros. Outro cuidado ligado a esses registros é o uso de aplicativos de banco. Você pode ativar o desbloqueio apenas por biometria e leitura facial, reforçando a segurança dos apps.
2. Imagens de documentos
Imagens de documentos pessoais, como passaportes, carteiras de identidade e identificação de motorista, precisam ser excluídas. É possível que você tenha registrado algumas fotos para fazer algum cadastro e tenha esquecido de apagar. Isso é necessário, pois alguns criminosos usam o documento de outras pessoas na tentativa de aplicar fraudes, usando suas identidades.
3. Fotografias íntimas e pessoais
Fotografias íntimas e pessoais são informações privadas que não devem ser compartilhadas sem consentimento. Portanto, certas fotos podem ser usadas para chantagear ou assediar alguém se caírem nas mãos erradas. Mantenha as lembranças da família guardadas em pastas na nuvem e delete todas do celular. Isso inclui imagens dos lugares que você e familiares costumam frequentar.
4. Senhas e dados sensíveis
Se o seu objetivo é anotar as senhas para não esquecer, use papel e caneta, deixando a informação disponível em um local escondido. Imagine que uma pessoa que não tem boas intenções pegue o seu aparelho. Ela consegue abrir suas redes sociais, e-mail e ver as suas mensagens. Evite que você seja vítima dessa invasão de privacidade e mantenha esse tipo de informação reservada.