Demissões em massa da Globo gera ‘efeito dominó’ em outras emissoras

Após iniciar uma série de demissões no seu setor jornalístico, esportivo e de atores, a Globo estaria influenciando as demais emissoras do país.



Após as demissões que a TV Globo realizou no seu setor de jornalismo, os profissionais da emissora e de outros canais começaram a se questionar sobre o futuro. Pensando nisso, o portal Sala de TV conversou com colaboradores do SBT, Record e Band para saber a opinião de quem está diretamente envolvido com o meio jornalístico.

Leia mais: Ex-atriz da Globo é investigada por maus-tratos para ficar com herança do marido

Todos os profissionais afirmaram que a reestruturação do maior grupo de comunicação do Brasil irá impactar diretamente nas relações de trabalho das demais emissoras de televisão, como uma espécie de efeito dominó.

A expectativa é de que haja uma redução nas equipes de jornalismo e um corte no elenco de artistas. Além disso, é esperado também uma redução salarial na renovação de contrato dos colaboradores que conseguirem manter um vínculo.

“Os diretores agora têm o argumento perfeito: ‘se até a Globo está cortando, nós podemos cortar também’”, afirmou uma fonte.

Clima tranquilo nas emissoras

Mesmo com as demissões, não há um clima de pânico entre os apresentadores, jornalistas e artistas das emissoras citadas. Em contrapartida, há uma preocupação com o futuro. Quem eventualmente for demitido encontrará uma maior dificuldade para se realocar no mercado, logo será preciso aceitar um salário mais baixo.

Este é o caso de dois conhecidos jornalistas dispensados da TV Globo nos últimos dois anos, visto que ainda buscam por uma vaga. Apesar disso, grande parte dos jornalistas demitidos pela emissora conseguiram se relocar na televisão rapidamente. Uma exceção é o jornalista Carlos Tramontina, que foi contratado pela CNN Brasil depois de 12 meses após ser dispensado pela Globo.

Veteranos da Globo migram para redes sociais

Ao ter consciência da situação, parte dos veteranos demitidos pela Globo se movimentam para produzir conteúdo na internet, com o intuito de ter uma nova fonte de renda. E não são somente os jornalistas que estão sendo afetados com os cortes da emissora, viu?

As estrelas de novela também estão passando por uma situação delicada, visto que, ao serem demitas da Globo, grande parte é contratada pela Record. Tendo em vista que a maioria das produções da Record são bíblicas, isso faz com que esses atores tenham que segurar as convicções religiosas para que possam trabalhar.

Claro, há também a possibilidade dos streamings, que estão investindo cada vez mais em produções nacionais. Infelizmente, os salários são menores, assim como o status gerado. Por fim, a mercado televisivo passa por uma grande mudança, resultado das dificuldades financeiras das emissoras.

Isso é algo não permite garantir o amanhã dos seus colaboradores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário