Dentistas alertam: PARE de escovar os dentes debaixo do chuveiro; veja o porquê

Escovar os dentes no chuveiro pode criar uma série de problemas que você pode não ter considerado. Entenda os riscos.



Com nossas vidas ocupadas, é compreensível procurar maneiras de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e economizar um tempo precioso. No entanto, combinar tarefas dentro da sua rotina matinal pode não ser a melhor ideia, pelo menos quando se trata de saúde.

Leia mais: Bolsonaro com Lula? Ex-presidente faz declaração surpreendente

Muitos de nós matamos dois coelhos com uma cajadada só escovando os dentes no chuveiro, mas as condições úmidas e quentes podem criar uma série de problemas que você pode não ter considerado.

De acordo com Payal Bhalla, dentista líder e diretor clínico da Quest Dental, a água quente pode quebrar as cerdas da escova de dentes e reduzir a eficácia da limpeza.

1. Contaminação cruzada

A contaminação cruzada também pode ocorrer quando você usa a mesma fonte de água para lavar o corpo e a boca, levando à “transferência de germes de outras partes do corpo para a boca” e potencialmente comprometendo o sistema imunológico.

Payal acrescenta: ‘O chuveiro pode abrigar bactérias e, quando você escova os dentes sob o chuveiro, pode estar expondo sua escova de dentes a essas bactérias, aumentando novamente a probabilidade de contrair doenças.’

2. Bactérias nocivas

Para quem mora em casa compartilhada, há um risco maior de expor sua escova de dentes às bactérias de outra pessoa. Além disso, os resíduos de pasta de dentes podem tornar as superfícies escorregadias – o que pode causar uma queda.

Esses problemas são amplificados se você deixar a escova próximo do chuveiro entre os usos.

‘As bactérias podem se acumular em sua escova de dentes e potencialmente levar a problemas de saúde bucal’, diz Payal, que recomenda manter a sua em um local seco e limpo ‘longe de fontes potenciais de contaminação, como o banheiro ou a pia.’

Embora algumas pessoas acreditem que estão economizando água ao mesclar essas tarefas de higiene pessoal, isso pode não ser o caso.

3. Desperdício de água

Payal também explicou que essa prática leva a um desperdício de água. ‘Ao escovar os dentes no chuveiro, você pode acabar usando mais água do que o necessário. Por exemplo, se deixar a água a correr enquanto escova os dentes, pode desperdiçar uma quantidade significativa de água.’

‘Uma maneira mais eficaz de economizar água enquanto escova os dentes é fechar a torneira enquanto escova na pia. ‘Este hábito simples pode economizar uma quantidade significativa de água ao longo do tempo.’




Voltar ao topo

Deixe um comentário