Você é uma pessoa do tipo “quijólatra”, ou seja, amante de queijo? Talvez não saiba, mas este é um dos alimentos mais consumidos no mundo e há versões exclusivas em quase todos os países. O mineiro ou Canastra, por exemplo, são tipos de queijos que existem apenas no Brasil.
Veja também: Pão de queijo com 3 ingredientes será a melhor receita que você verá hoje
Embora não seja um alimento completo, o queijo possui vários nutrientes interessantes para o corpo humano. Ele é rico em cálcio, vitaminas, proteínas e outros nutrientes. Por outro lado, o excesso desse ingrediente na dieta pode causar prejuízos.
Por isso, uma pergunta que cabe ser feita é: o que acontece com quem come queijos diariamente?
Dificuldades na digestão
Ainda que os queijos realmente tenham uma quantidade de probióticos interessantes para ajudar na digestão, eles são alimentos que não devem ser consumidos com tanto excesso. Pessoas com intestino irritável ou que sejam intolerantes à lactose, podem ter graves problemas para digerir o alimento.
A intolerância a lactose tem ficado cada dia mais comum no mundo inteiro. Pessoas com o problema, apresentam gases, diarreia e inchaços após comer o laticínio.
Queijo engorda?
Primeiramente, essa não é uma pergunta tão simples de ser respondida. Isso porque existe uma vasta variedade de queijos no mundo, mas algumas são realmente muito calóricas. Existem alguns tipos que são compostos, prioritariamente, por gordura. Os mais calóricos e comuns de todos são:
- Queijo manchego;
- Queijo de cabra;
- Parmesão;
- Gruyère;
- Cheddar.
Aumento na retenção de líquido e problemas cardíacos
Além da gordura, o sódio é outro ingrediente que chama a atenção nas receitas. Ele faz com que a pressão arterial fique elevada e facilita a retenção de líquido pelo organismo.
Mais do que isso, comer muito queijo acaba elevando os níveis de colesterol no sangue. Esse fator faz com que aumente o risco de contrair doenças do coração (cardíacas).
Pode comer queijo
Embora existam os fatores negativos listados acima, a verdade é que o consumo de queijo é indicado por muitos especialistas. O mais indicado é consumir os mais claros, pois costuma ter menos gordura e sódio.