Se por um lado há relatos de motoristas de aplicativo que cancelam corridas, por outro também há registros de passageiros que acabam desistindo do chamado. E um dos motivos desses cancelamentos por parte dos passageiros ocorrem porque os carros não são de modelos recentes ou não estão em bom estado de conservação. O tema, polêmico, tem ganhado cada vez mais vídeos na internet.
Leia mais: Celular com pouca bateria deixa o Uber e 99 mais caros? Entenda a teoria
Um dos vídeos que viralizou, por exemplo, mostra uma corrida com um Chevrolet Celta com cores que diferiam na sua careceria. As imagens demonstram que o motorista tem a corrida rejeitada por duas passageiras após chamar o carro de “bagulho”.
Cenário
Segundo Eduardo Lima, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp), afirma que a existência de muitos carros antigos na frota da Uber ocorro por conta do congelamento dos valores pagos aos motoristas pelas plataformas. Portanto, o problema tende a ficar ainda maior.
Nesse sentido, o representante dos motoristas explica que muitos passageiros não gostam quando a sua solicitação é aceita por um motorista com carros como Palio, Uno, Celta, Gol ou outros modelos similares. Contudo, ele argumenta que, caso as tarifas estivessem atualizadas, os preços também seriam maiores.
Uber
Já a gigante do setor de mobilidade urbana afirma que os cancelamentos excessivos representam abuso de recurso e, portanto, violam ao Código da Comunidade Uber por mau uso da plataforma. Isso porque a ação atrapalha o funcionamento ao prejudicar, de forma intencional, a experiência de outros usuários e motoristas.
Por fim, a Uber reforça que tem equipes, processos e tecnologias para revisar, de forma contínua, os cancelamentos e, assim, identificar as violações. Nestes casos, as contas envolvidas na prática sofrem desligamento da plataforma.