Ter um carro novo é sinônimo de ter também uma responsabilidade nova em mãos. Afinal de contas, o veículo demanda o pagamento de impostos, manutenção, cuidados na hora de dirigir, seguro e várias outras coisas. Os pneus do carro estão entre os itens que precisam de atenção constante em relação ao estado de conservação.
Veja também: Vai pegar estrada? 5 melhores carros ‘populares’ que aguentam o tranco
Manter os pneus limpos, bem calibrados e em dia com a qualidade de aderência são algumas das características que devem ser observadas ao longo do tempo. Inclusive, você não deveria deixar o carro sempre exposto ao sol para que a borracha não resseque com facilidade.
Qual é a durabilidade dos pneus do carro?
Segundo o portal KIA, “a vida útil de um pneu depende muito de uma combinação de variáveis, mas é recomendável que você troque os pneus após rodar em torno de 50.000 quilômetros”. Existem fatores que podem prolongar ou encurtar sua duração, entre eles alguns aspectos físicos, clima e hábitos de direção.
É importante considerar o desgaste contínuo dos pneus no pavimento, por isso, na hora de comprar pneus novos, a relação preço-qualidade é importante.
Como o resto dos itens automotivos, muitos pneus são oferecidos e estão sendo vendidos com linhas de cores peculiares.
Para que servem as linhas coloridas nos pneus?
A faixa que os pneus apresentam (seja em forma de faixa, linha ou pontos), são formas de identificar um determinado processo produtivo. Não é algo de interesse de motoristas em geral, mas uma informação de interesse de fabricantes ou profissionais ligados ao setor, pois pretende identificar alguns processos na fábrica de origem.
As faixas e pontos coloridos nos pneus ajudam os especialistas a ver rapidamente que tipo de borracha é e para qual modelo de pneu foi feito, para os fabricantes poderem ter certeza de que estão montando as peças certas.
Truques para fazer os pneus durarem mais tempo
Primeiramente, estas dicas valem só para pessoas que utilizam os pneus corretos e adequados para cada veículo. Em outras palavras, não é possível assegurar longevidade para pneus desaconselhados pelos fabricantes. Tendo isso em mente, os truques são:
– Rodízio
O rodízio dos pneus é fundamental para garantir mais durabilidade às peças. Assim, é possível fazer com que cada unidade fique desgastada por igual. Isso evita que uma peça deformidade prejudique as demais que ainda estão corretas.
– Alinhamento
Neste ponto o alinhamento é outro fato fundamental. Do contrário, os pneus ficam desnivelados e comprometem, inclusive, as demais peças do carro. Amortecedores, suspensão, freios e outros itens podem ser danificados.
– Ande suavemente
Dirigir com suavidade não significa dirigir lentamente. A dica é evitar arranques repentinos e freadas abruptas. Dirigir corretamente faz com que os pneus durem muito mais tempo.
– Calibragem é importante
Os pneus precisam estar calibrados adequadamente. A peça murcha tende a deformar com o tempo, além de causar maior gasto de combustível e gerar esforço considerável para rodar.