ESTAS são as 5 melhores cidades para aposentados morar em 2023

IDL é uma ferramenta que reúne informações sobre as condições de mais de 800 cidades e apontam quais são as melhores para morar. A sua está na lista?



Com o envelhecimento da população, a questão da qualidade de vida na terceira idade tem se tornado cada vez mais importante e discutida. Muitos aposentados buscam morar em cidades que ofereçam uma infraestrutura adequada para atender às suas necessidades, pois elas poderão proporcionar a eles uma vida confortável e segura.

Leia mais: Ranking mostra as melhores cidades para empreender; a sua está na lista?

Para isso, alguns fatores considerados importantes para uma cidade ser considera ideal são: a presença de serviços de saúde de qualidade, áreas verdes, opções de lazer, acessibilidade, segurança e uma comunidade acolhedora.

Em outras palavras, a escolha do lugar onde morar na aposentadoria pode influenciar diretamente na qualidade de vida e no bem-estar dessas pessoas. Quem está buscando por um bom município, longe do agito das metrópoles, pode buscar pelas opções expostas pelo Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL).

Este é um ranking que revela as atuais condições de 876 cidades brasileiras. Ele considera a capacidade de atender às necessidades básicas de vida, especialmente as dos adultos mais idosos, segundo esclarece o instituto.

Vale ressaltar que o IDL considera como fatores primordiais a segurança, saúde, além da oferta de eventos culturais e a possibilidade de obter contato com o meio ambiente. A cada ano, novas informações sobre as cidades são divulgadas.

Cinco melhores cidades para aposentados

O índice destaca duas cidades de São Paulo. A primeira é Santos, um município costeiro no estado que conta com uma excelente infraestrutura, ruas com ótimo calçamento e transporte coletivo, além de ampla rede de restaurantes e centros de compras. Sem contar que o mar cria um ambiente agradável para os moradores.

A outra é São João da Boa Vista, que se destacou na lista pelo seu potencial econômico e de saúde na qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos que vivem no município.

A lista também aponta Florianópolis, pela baixas taxas de criminalidade, além da natureza, pois fica perto de praia e tem um bom atendimento em saúde. Porto Alegre também aparece entre as melhores cidades por oferecer boas condições, não só para idosos como também para todos os estilos de vida.

Para finalizar, o ranking cita Niterói, no Rio de Janeiro, graças às categorias de bem-estar, cultura e habitação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário