Abril chegou. E aí? Bem, para a alegria de grande parte dos brasileiros, o mês terá pelo menos dois feriados mais longos, pois cairão às sextas-feiras. Sim, como todo mundo gosta! Confira o calendário completo de feriados deste ano e planeje o seu descanso com antecedência para aproveitar os dias de folga com a família e amigos.
Leia mais: Páscoa é feriado? Descubra se a data dá direito à folga
O mês de março não trouxe nenhum feriado nacional para os trabalhadores brasileiros. É por isso que tem tanta gente de olho nas oportunidades de dias livres em abril. E não para por aí, viu? Vá se preparando, pois o final do ano ainda conta com mais oito feriados válidos para todo o país. Você precisa aproveitar a maioria deles.
Feriados e descanso do trabalho
Se você quer aproveitar as datas para tirar uns dias de descanso do trabalho, saiba que além daquelas que estão no calendário nacional, é preciso conferir também os feriados definidos por datas regionais e os opcionais, conhecidos popularmente como pontos facultativos, onde pode haver uma folga, mas ela não é obrigatória,
O próximo feriado nacional será o da Sexta-Feira Santa, no dia 7 de abril. Como o nome já diz, a data é sempre marcada por uma sexta-feira. Uma que é muito importante para os cristãos.
Depois disso, o segundo feriado do mês será o Dia de Tiradentes, em 21 de abril, que também cai numa sexta-feira. Logo depois, na troca entre os meses de abril para maio, já teremos como aproveitar um novo feriado. A primeira segunda-feira de maio comemora mais uma data nacional, que é o Dia do Trabalho.
Além dos feriados nacionais, há dois pontos facultativos vindo: Corpus Christi e o Dia do Servidor Público Federal. Nestes casos, é preciso conferir se a sua empresa dará ou não os dias de folga. Se não, o trabalhador tem que comparecer ao trabalho, sob o risco de ter o dia descontado na folha de pagamento ao faltar por conta própria.
Veja abaixo a lista completa de dias de descanso do trabalho pelos feriados nacionais ainda em 2023.
- Sexta-feira Santa – 7 de abril, sexta-feira;
- Tiradentes – 21 de abril, sexta-feira;
- Dia do Trabalho – 1º de maio, segunda-feira;
- Independência do Brasil – 7 de setembro, quinta-feira;
- Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro, quinta-feira;
- Finados – 2 de novembro, quinta-feira;
- Proclamação da República – 15 de novembro, quarta-feira;
- Natal – 25 de dezembro, segunda-feira.