Com os anos de uso, o fogão perde seu brilho e a boa aparência de eletrodoméstico novo. É comum que a superfície apresente manchas e as bocas comecem a escurecer ou ficarem queimadas. Nessa hora pode até bater um desânimo ao olhar para o equipamento, mas acalme-se. Há meios para limpar a boca do fogão queimada de forma eficiente e prática com produtos simples.
Veja também: Limpar vidros fica fácil demais com apenas 1 único ingrediente baratinho
Aprenda a limpar a boca do fogão com dois ingredientes
A primeira coisa a ser feita é efetuar uma limpeza inicial mais simples, para tirar a parte “grossa” da sujeira. Aliás, se você não tem o hábito de sempre higienizar o seu fogão, comece a fazer isso a partir de hoje. Sempre após o uso, utilize uma esponja macia e detergente neutro para remover a gordura. Ela é a principal causadora das manchas escuras e das marcas de queimaduras nas bocas.
Retire as partes desmontáveis das bocas e faça essa limpeza por todo o equipamento, apenas com detergente e água. No entanto, mantenha as bocas separadas e desmontadas, pois agora é hora da limpeza profunda.
Aprenda a tirar as manchas de queimado da boca do fogão
Pegue uma esponja de aço (ou palha de aço) e comece a esfregar cada uma das bocas ainda molhadas. Isso fará com que qualquer resquício de sujeira impregnada seja removido. Agora, a mistura abaixo:
– Água, detergente e vinagre.
Ou seja, você só precisará de dois ingredientes, além da água. Coloque as bocas desmontadas dentro da mistura e ligue o fogo. Deixe por 10 minutos depois que levantar fervura.
Desligue o fogo, e escorra a água quente dentro da pia. Deixe que as bocas esfriem naturalmente, pois jogar água fria por cima pode danificar a estrutura das peças. Por fim, remova a sujeira excedente e pronto.
Atenção: cuidado para não se queimar depois de desligar o fogo. Lembre-se que as peças são de metal e, por isso, conduzem o calor eficientemente.