A verdade é que existem várias funcionalidades para o pequeno furo localizado na tampa das canetas. A caneta esferográfica nesse formato começou a ser produzida a partir da década de 50. Mais de 70 anos depois, o modelo continua popular, e muitos seguem curiosos. Agora finalmente você vai descobrir o motivo pelo qual a caneta tem um furinho.
Veja também: Já viu vaso com dois botões na descarga? Veja agora para que servem
Minimizar os riscos de acidentes
É possível que uma criança ou adulto engula a tampa da caneta, e o furo permite a passagem de ar. Isso reduz o risco de engasgo e também problemas por insuficiência respiratória, que impede o transporte de oxigênio.
Reduzir a pressão interna da caneta
Se a caneta fosse toda fechada, é possível que a pressão interna fizesse com que a tampa escapasse. Essa abertura, ao garantir que o ar passe, evita que as tampas escapem, acertando o rosto de alguém.
Garantir a qualidade da tinta
A tinta da caneta pode secar caso fique muito tempo guardada em um local fechado. Dessa forma, o furo na tampa é perfeito para manter as canetas funcionando por mais tempo, tornando-as um material econômico.
Evitar que o conteúdo vaze
Lembre-se que se não tivesse um furinho na tampa, a caneta poderia ceder à pressão. Nesse sentido, se ela estourasse, a tinta sujaria seu estojo e tudo que há na mochila. O simples furo é muito mais útil do que você pensava!
O furo na tampa como padrão de qualidade
Há 50 anos, o furo na tampa da caneta era um diferencial da marca francesa BIC. Com o passar do tempo, outras empresas começaram a adotar este recurso como padrão. A padronização pode seguir normas técnicas oficiais.
Embora seja uma medida de segurança, ainda há fabricantes que não seguem esse modelo. A caneta BIC chegou ao Brasil em 1961 e desde então os brasileiros se perguntam: para que este furo na tampa?