Viajar é uma paixão compartilhada por muitos brasileiros que buscam explorar novos lugares e culturas, descansar em praias paradisíacas ou se aventurar em trilhas e paisagens naturais. Para tornar essa experiência ainda mais prática e personalizada, os aplicativos para viagens têm se tornado cada vez mais populares.
Leia mais: Tirar fotos da mala antes de despachá-la no aeroporto ou não? Veja dicas para se proteger
Ainda que eles estejam sendo amplamente utilizados para facilitar a vida de quem busca uma experiência única e inesquecível, também estão dando muita dor de cabeça aos consumidores. Ao menos é o que vem sendo relatado por parte dos clientes da Hurb. O aplicativo já recebeu cerca de 30 mil reclamações no site ReclameAqui.
Os usuários relatam que pagaram pelos pacotes de viagem, mas não conseguiram usufruir. Entenda por que a empresa está sendo alvo de críticas ao longo do texto.
O que está acontecendo com a Hurb?
Os aplicativos dese tipo surgiram como uma ferramenta descomplicada para encontrar passagens aéreas, reservar hospedagens, alugar carros e planejar roteiros. Por meio deles, também é possível acessar avaliações e dicas de outros viajantes sobre os destinos escolhidos. A proposta é se tornar um aliado na hora de organizar uma viagem.
Além de oferecer todas essas vantagens, a Hurb, que faz parte dessa categoria de serviço, disponibiliza uma oferta de pacotes a preços acessíveis. A empresa viu as vendas saltando, principalmente durante a pandemia, então prometeu aos clientes que todas as viagens seriam concluídas assim que as fronteiras voltassem a abrir.
Inicialmente, o plano estava dando certo, contudo parte dos clientes não conseguiram embarcar, mesmo pagando pelo serviço. Após isso, as reclamações contra a companhia começaram a se acumular, visto que pessoas estavam buscando a ajuda de órgãos de defesa do consumidor e registrando as suas queixas na Justiça.
Para se ter uma ideia, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de São Paulo, registrou 2.494 reclamações nos primeiros três meses de 2023, destacando publicidade enganosa e oferta não cumprida. O problema se deu principalmente pelos hotéis, que anunciaram não aceitar mais reservas da Hurb por falta de pagamento.
Diante da situação, o CEO da startup, João Ricardo Mendes, respondeu por meio de uma publicação em rede social de uma forma bem irônica. Na postagem, ele debocha do ocorrido ao pisar em uma faixa com queixas dos clientes, além de dizer em texto que “o concorrente está a um clique de distância”.
E se as viagens não derem certo?
A orientação do Procon é fazer o registro no órgão. Esse, por sua vez, será o responsável por buscar maneiras de resolver a questão por meio de um acordo com o prestador de serviço. Segundo o programa, o consumidor tem o direito de receber o seu dinheiro de volta ou deve obter um serviço equivalente.