scorecardresearch ghost pixel



Nova regra pode suspender a CNH e motoristas devem ficar atentos no trânsito

Mudanças no código de trânsito incluem novas regras para a suspensão da carteira de motorista. Veja como funciona.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma exigência para quem deseja conduzir um veículo automotor no Brasil. O processo para obter o documento envolve uma série de etapas e, após todas elas, motorista ainda precisa ficar um ano com a PPD, conhecida como provisória.

Leia mais: Vai viajar no feriado? Dispositivo promete acabar com os enjoos

Após passar por esse período, o condutor recebe a habilitação definitiva e deve continuar observando as leis de trânsito quanto estiver ao volante. Esse hábito evita a suspensão da CNH, situação que costuma causar bastante prejuízo.

Em 2021, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por uma atualização que incluiu mudanças nas regras para suspensão da carteira de motorista. Se você ainda não sabe qual o limite de pontos permitido e quais as três situações possíveis, confira a seguir.

Pontos na CNH

A cada infração cometida pelo condutor, ele recebe uma multa e uma pontuação equivalente à gravidade do ocorrido no seu prontuário. Após somar um certo limite de pontos, ele fica impedido de dirigir por um determinado período de tempo, que normalmente varia entre oito meses e dois anos.

Os pontos são definidos a gravidade da infração: leve, média, grave ou gravíssima. Seu objetivo é justamente evitar que o condutor desrespeite as leis de trânsito, já que se fizer isso pode acabar perdendo o direito de dirigir.

Limite de pontos

Atualmente, o limite de pontos varia conforme o número de infrações gravíssimas cometidas no prazo de 12 meses, variando entre 20 e 40. Confira na tabela:

  • 40 pontos: limite para quem não tem nenhuma infração gravíssima;
  • 30 pontos: limite para quem tem uma infração gravíssima;
  • 20 pontos: limite para quem tem duas ou mais infrações gravíssimas.

Também vale lembrar que existem algumas infrações autossuspensivas, ou seja, o condutor que comete uma delas tem a CNH suspensa automaticamente, independente do número de pontos que possui.




Voltar ao topo

Deixe um comentário