O Nubank, fintech brasileira conhecida por sua conta digital, anunciou recentemente a ampliação da divulgação do Pack de Proteção, um pacote que agrupa novos recursos de segurança para seus clientes.
Leia também: Cuidado: seu investimento no Nubank pode estar sujeito à tributação
As ferramentas são recentes, mas já existiam separadamente e agora foram incorporadas nesse grupo, que contará com três recursos principais: Modo Rua, Defesas Inteligentes e Alerta de Golpe.
O Modo Rua é o mais novo recurso do pacote e ativa um modo especial de limites quando o usuário sai de casa e não está conectado a uma rede Wi-Fi considerada segura.
Esse é o único mecanismo do pacote que não está ativado por padrão e precisa ser configurado e ligado pelo usuário. Já as Defesas Inteligentes são modelos preditivos de inteligência artificial que analisam comportamentos suspeitos com base no padrão anterior de cada cliente. Por fim, o Alerta de Golpe avisa se o usuário está realizando uma operação para uma conta “potencialmente suspeita”.
Novos recursos de segurança chegam após notificação do Idec
Com o lançamento do pack, o banco afirmou que continuará aprimorando e divulgando as medidas de segurança para seus clientes. De acordo com a empresa, essa iniciativa vem em resposta a críticas recentes de descaso durante atendimentos em casos urgentes e pela facilidade com que eventuais roubos de smartphone resultavam no esvaziamento de contas com rapidez.
Além disso, o NuBank foi envolvido em fraudes bancárias sem despertar suspeitas, inclusive com movimentações pouco comuns não sendo notificadas.
Por causa dessas e outras denúncias, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) notificou o NuBank e pediu explicações sobre as medidas de segurança do aplicativo. O órgão deu 15 dias para a instituição apresentar suas medidas para evitar mais casos de roubos e golpes. O Pack de Proteção é uma resposta do banco a essas questões levantadas e uma tentativa de melhorar a segurança das contas de seus clientes.