Você sabia que uma moeda antiga de 50 cruzeiros, fabricada em 1985, pode valer até R$ 400? Sim, é isso mesmo! A moeda entra para a lista das mais raras e, por isso, é tão desejada pelos colecionadores brasileiros. Quem tem alguns cruzeiros guardados poderá garantir um bom dinheiro na venda.
VEJA TAMBÉM: Dinheiro de troco que vale muito: as moedas de 1 e 5 centavos mais valiosas
A moeda ganhou todo esse valor por causa da baixa cunhagem. Outro detalhe é que algumas delas têm “prova” escrito, que indica que não deveriam ter sido liberadas dessa forma, já que elas ainda estavam em etapa de testes.
Tem 50 cruzeiros aí?
O Cruzeiro é a moeda que estava vigente antes do Plano Real, que começou a valer em 1994.
Ele foi criado em 1942 para substituir o antigo Real, que era a moeda em circulação na época. Foram várias as mudanças feitas ao longo dos anos. O Cruzeiro teve diferentes denominações e cunhagens até que foi finalmente substituído pelo Real como a moeda oficial do Brasil.
Depois da troca, as moedas e cédulas de Cruzeiros seguem sendo colecionadas por muitas pessoas. Algumas delas podem ter um valor bem significativo para os numismatas. É o caso da moeda de 50 cruzeiros, por exemplo.
Além dela, algumas mais atuais também são valorizadas pelos colecionadores, inclusive do Real. As moedas temáticas em homenagem às Olimpíadas ou ainda as de R$ 0,50 sem o número zero. Também há aquela com o cunho trocado. Todos os “erros” deixaram o dinheiro mais valioso para os colecionares.
Eles estão em busca desses exemplares devido à baixa quantidade de moedas idênticas disponível.
Nos grupos de colecionadores, as moedas raras têm sempre um lugar garantido. É importante conferir se tem alguma delas disponível. Se para você não são tão valiosas assim, vender para alguém pode ser uma ótima ideia.
Muitas famílias ainda têm as moedas antigas guardadas e podem faturar bem. Elas são como um tesouro escondido, que pode render um dinheiro fácil. Apenas lembre-se de fazer a venda por meio de plataformas confiáveis para não cair em golpes.