Pense 2 vezes antes de carregar o celular em um lugar público; há riscos!

Confira quais são os riscos alertados pela polícia para as pessoas que utilizam estações de carregamento de celular públicas no mundo inteiro.



Atualmente, o celular é um aparelho essencial para o dia a dia das pessoas. Por conta disso, vários locais públicos contam com pontos de carregamento para os usuários. É o caso de aeroportos e de rodoviárias, por exemplo. No entanto, se você costuma utilizar as estações de carregamento coletivo, é melhor ficar de olho a alguns riscos.

Veja também: É provável que você nunca mais carregue o celular no carro ao saber disto

Cuidado com carregadores de celular públicos

A polícia federal dos EUA, O FBI, informou que algumas estações públicas para carregamento de celular podem ser modificadas por hackers. O objetivo seria contaminar os aparelhos das vítimas com softwares maliciosos, os quais servem para roubar dados e acessar informações sensíveis.

O ataque pode esse meio recebeu o nome de juice jacking e vem sendo alertado massivamente na América do Norte. No entanto, ele serve para qualquer lugar do mundo que possua estações públicas para carregamento do celular.

Como evitar o problema

Mas se ficar sem bateria no celular é um problema, como evitar ser infectado por um vírus ao utilizar a estação pública? Para isso, o FBI indica que cada usuário sempre leve seu próprio carregador para plugar à tomada. Dessa forma, o carregamento fica seguro e livre de ataques de hackers aos seu dispositivo.

Mais do que isso, outra dica importante é manter o sistema operacional atualizado e um antivírus confiável instalado no celular. As estações de carregamento públicas funcionam como uma bela ajuda para os cidadãos, no entanto, também representam riscos que podem ser minimizados sempre que possível.

Outra dica que o FBI informa é utilizar uma Virtual Private Network (VPN) sempre que se conectar a uma rede de Wi-Fi pública. Por mais que a tecnologia sirva para melhorar a vida de muitas pessoas, sempre há aqueles criminosos que se aproveitam das oportunidades.

As informações foram divulgadas pelo Twitter oficial do FBI, nos Estados Unidos. As dicas valem para todas as pessoas, em qualquer parte do mundo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário