A inteligência emocional é a capacidade dos indivíduos em compreender e identificar emoções alheias. A sua aplicação pode se dar em simples relações e enquanto trabalham.
Veja também: Não use estas 5 expressões no trabalho se quiser ter mais respeito
No ambiente de trabalho, pessoas emocionalmente inteligentes costumam ser motivadoras e empáticas com os próximos. Em outras palavras, podem ser percebidas como um braço amigo que todo mundo deseja ter por perto.
Inteligência emocional: frases comuns no ambiente de trabalho
- “Gostaria de te conhecer para trabalharmos bem juntos”
Entrar em um ambiente novo é uma dificuldade para uma considerável parcela das pessoas. É preciso se aproximar de gente que você nunca viu antes e empenhar suas habilidades em conjunto com elas. A princípio, não há certeza de que terá sintonia.
Assim sendo, um indivíduo com a sua inteligência emocional trabalhada irá se aproximar e buscar saber do próximo para conseguirem ter um melhor resultado juntos.
- “Qual a sua opinião sobre o assunto e como posso melhorar?”
Pessoas emocionalmente inteligentes gostam de saber aquilo que outras pessoas pensam. Além disso, não são impactadas negativamente por opiniões possivelmente invasivas.
Ter o feedback de uma pessoa próxima permite com que o seu trabalho seja mais preciso e conforme sua proposta original.
- “Agradeço sua contribuição no trabalho”
Existem diferentes formas, mais ou menos formais, de valorizar alguém por sua atuação numa tarefa em conjunto.
Uma das características de pessoas emocionalmente inteligentes é a de reconhecer e valorizar o próximo, garantindo assim uma motivação para situações futuras.
- “Podemos falar sobre isso mais tarde ou marcar para outro dia?”
Pessoas com inteligência emocional não impõem atitudes para o “agora”.
Elas costumam escolher momentos em que a pessoa esteja livre para participar sem nenhuma interferência, como o fato de estar com a agenda cheia.
- “Como posso te ajudar?”
É impossível falar de inteligência emocional sem que exista o desejo de ajudar. Como comentado lá no início, ser um verdadeiro apoio.
Do mesmo jeito que gostam de serem ajudadas, auxiliam o próximo, seja ele iniciante no ambiente de trabalho ou não, é um indício forte de uma pessoa emocionalmente inteligente.