O sonho de muitos é conseguir a carteira de motorista, seja para conseguir ter uma maior autonomia ou para conseguir um emprego melhor. O processo para ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é nada fácil e pode chegar a valores altos em alguns estados, impossibilitando que parte da população consiga arcar com os custos.
Leia mais: 3 situações em que o motorista é OBRIGADO a tirar uma nova CNH
Há estados onde o processo de licença para obter a habilitação pode chegar a R$ 3 mil. Ele pode ficar ainda mais caro, caso o aluno precise de aulas extras ou reprove em alguma das etapas, seja ela a prova teórica ou a prova prática de volante. Pensando nisso, alguns estados pensaram em uma forma de tornar tudo mais acessível.
Isso porque é inegável que a carteira de motorista ajuda o mercado de trabalho, uma vez que algumas vagas exigem que o candidato tenha o documento para conseguir garantir a vaga de emprego. Se você ficou interessado em saber como é possível garantir a sua autorização para dirigir sem pagar nada, continue lendo e descubra.
CNH Social disponível em alguns estados
Um programa social oferta a habilitação de forma gratuita para o público de baixa renda. Apesar disso, mesmo sendo estabelecido por uma lei federal, não são todos os estados que ofertam esse benefício para os seus moradores. Em outras palavras, o Detran dos estados têm autonomia para decidir se ofertam ou não a carteira gratuitamente.
Além disso, fica a cargo dos estados também a decisão sobre as regras do programa, a quantidade de vagas disponibilizadas e quais os requisitos para a participação dos candidatos.
Para te situar, veje as três regras que são comuns a todos eles.
- Renda familiar de até três salários mínimos;
- Saber ler e escrever;
- Estar desempregado há, no mínimo, um ano.
Além disso, alguns Detrans podem solicitar ainda que o cidadão esteja inscrito no CadÚnico.
O que vale ressaltar é que além dos critérios citados acima, é necessário ser residente fixo do estado para poder participar do processo seletivo para a CNH Social.
Quais estados ofertam?
O estado mais populoso do Brasil, São Paulo, não oferta o benefício para os seus moradores. Em contrapartida, outros 12 estados e o Distrito Federal contemplam os seus cidadãos de baixa renda com essa possibilidade. No caso de Alagoas, vale mencionar que somente a cidade de Maceió oferta a carteira de motorista gratuita.
Por fim, confira a lista completa dos estados participantes do programa CNH Social:
- Acre;
- Amazonas;
- Distrito Federa;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará;
- Paraíba;
- Rio Grande do Norte;
- Sergipe;
- Alagoa;
- Pernambuco;
- Roraima.