scorecardresearch ghost pixel



Pisou na bola com alguém? Esta é a melhor maneira de pedir desculpas

Será que pedir desculpas é bom ou ruim? Veja o que alguns pesquisadores descobriram sobre esse ato tão comum nas relações.



Algumas pessoas têm o hábito de pedir desculpas constantemente, mesmo por coisas pequenas que não estão sob seu controle. Esses “pedidores crônicos de desculpas” são bastante desaconselhados, mas será que eles deveriam? Há evidências científicas que sugerem que não há problema em pedir desculpas com frequência.

Veja também: Só pessoas inteligentes possuem estes 5 traços; quantos deles você tem?

Em um estudo, os pesquisadores testaram o efeito de pedir desculpas desnecessariamente. Um homem abordou várias pessoas em uma estação de trem em um dia chuvoso e pediu para pegar seus celulares emprestado. A maioria recusou, mas quando ele adicionou um pedido de desculpas pelo mau tempo antes de fazer o pedido, teve mais sucesso. Ou seja, quase metade das pessoas que foram abordadas dessa forma concordaram em emprestar o aparelho.

Essas descobertas, junto com outras pesquisas sobre comportamento humano e psicologia, sugerem que pedir desculpas pode ser uma maneira eficaz de mostrar empatia. Em outras palavras, há evidências de que pedir desculpas com frequência seja prejudicial, e pesquisadores afirmam que pedir desculpas é melhor do que não pedir.

Pedir desculpas é reconhecer o sofrimento

Dizer que sente muito dizendo “Sinto muito que você não esteja se sentindo bem” pode ser útil em conversas. Ou seja, as pessoas gostam quando seus problemas são reconhecidos. 

Em 2013, enquanto estudante de doutorado, Alison Wood Brooks, professora associada da Harvard Business School, liderou quatro estudos sobre esse tema. Dessa forma, fez um estudo sobre um trem, e descobriu que esse tipo de pedido de desculpas pode criar um senso de confiança

Segundo Brooks, uma desculpa supérflua não se trata de culpa, mas sim de reconhecer o sofrimento de outra pessoa, mesmo que seja pequeno. Embora essas desculpas possam parecer um “tique ansioso”, como iniciar uma conversa dizendo “Desculpe incomodar”, elas têm seus benefícios. Ou seja, o erro mais comum é não se desculpar o suficiente, em vez de se desculpar demais.

Como fazer um bom pedido de desculpas

Um pedido de desculpas é uma das armas mais poderosas para superar conflitos em uma discussão. Quando feito de maneira eficaz, ele pode melhorar relacionamentos e aqueles que se desculpam são vistos como calorosos e morais por seus parceiros. 

Para ser eficaz, um pedido de desculpas deve incluir uma promessa de mudança e penitência para reparar o dano causado. Quando os sistemas hospitalares mudam suas políticas para permitir que os médicos se desculpem por erros médicos, o número de ações judiciais contra o hospital diminui. 

Segundo Maurice Schweitzer, professor da Wharton School, um pedido de desculpas bem feito cria uma separação entre a pessoa do passado e a pessoa de hoje, e essa promessa é importante. Ao se desculpar, é importante aceitar a responsabilidade pelo que deu errado e não oferecer desculpas. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário