Preços de SUVs e picapes seminovos caem mais que a média; confira os mais desvalorizados

Um fator pode ser determinante para a desvalorização maior entre SUVs e picapes seminovos no Brasil.



Donos de SUVs e picapes seminovos estão enfrentando uma queda nos preços de venda, segundo um levantamento da startup Mobiauto. O resultado indica uma tendência de desvalorização em 2023, observada desde janeiro.

Leia também: ‘Beberrões’, estes 5 SUVs consomem muito combustível no dia a dia

Segundo o relatório, essa tendência marca a reversão da valorização dos carros usados durante a pandemia, é resultado da recuperação da produção de veículos zero km e afeta principalmente picapes e SUVs.

A desvalorização média nacional para modelos fabricados entre 2020 e 2022 foi de 5,64%, mas para picapes e SUVs a queda foi maior, chegando a 7,42% e 7,58%, respectivamente. Para veículos abastecidos com diesel, a desvalorização pode chegar a 10,36%.

Por que a desvalorização de SUVs e picapes pode estar maior que outros seminovos?

O aumento no preço do diesel, que subiu 50% no último ano, é apontado como o principal vilão da desvalorização. Com a alta no combustível, a demanda por veículos movidos a diesel também diminuiu, contribuindo para a queda nos preços.

O levantamento considerou cotações de 18 veículos de 12 marcas diferentes, incluindo modelos como BMW X5, Chevrolet S10 Cab. Dupla, Fiat Toro, Ford Ranger Cab. Dupla, Jeep Renegade, Compass e Commander, Land Rover Discovery e Discovery Sport, Mercedes-Benz GLC, Mitsubishi Pajero Sport, Outlander e L200 Triton Sport, RAM 2500, Toyota Hilux Cab. Simples e Dupla, Troller T4 e Volkswagen Amarok.

Veja as maiores desvalorizações:

Segmento Modelo Desvalorização (%)
SUV Mercedes-Benz GLC 220d 2020 -15,78%
SUV Land Rover Discovery 2020 -14,48%
Picape Volkswagen Amarok 2020 -13,97%
Picape Toyota Hilux Cabine Dupla 2022 -13,50%
Picape Ford Ranger Cabine Dupla 2022 -13,09%

Segundo Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, quem comprou uma Ford Ranger XLS 2022 há um ano pode ter perdido até R$ 50 mil no valor de revenda do veículo. A queda nos preços afeta diretamente aqueles que desejam vender seus veículos seminovos, especialmente em um mercado que já sofre com a queda na demanda por carros usados.

A Mobiauto aponta que a desvalorização afeta sobretudo as picapes e SUVs de marcas como Jeep e Mercedes-Benz. No entanto, mesmo com a queda nos preços, ainda há oportunidades para quem deseja comprar um veículo seminovo, com preços mais acessíveis do que no período de valorização.

Ainda assim, é importante ressaltar que a desvalorização pode variar dependendo do modelo, ano de fabricação, quilometragem e outros fatores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário