scorecardresearch ghost pixel



Pulgões em plantas: receita caseira de 2 ingredientes vai salvar seu jardim

Os temidos pulgões podem acabar com seu jardim em pouco tempo. Isso acontecerá se você não fizer nada para eliminar o problema.



Pulgões são insetos minúsculos e que receberam a alcunha de “piolhos de plantas”. Isso porque eles se alimentam da seiva dos vegetais, prejudicando o desenvolvimento das plantas e pode acarretar uma série de problemas para elas.

Veja também: Plantas fáceis de cuidar para ter em casa ou no apê: as 11 mais populares

Por isso, é importante aprender como proteger suas queridas plantas dos pulgões, já que eles podem aparecer repentinamente. Como são pequenos demais, você só perceberá o estrago depois que ele aconteceu.

De onde os pulgões aparecem no jardim?

Para saber como afastar os pulgões é interessante entender o ambiente ideal para que elas se reproduzam.

De modo geral, eles preferem habitar ambientes quentes e secos. Se você está em um local com essas características, saiba que os insetos podem aparecer. Além disso, as estações mais quentes, em especial o verão, são as ideias para a sua reprodução.

Engana-se quem acredita que os pulgões permanecerão apenas no espaço externo. Elas podem se instalar dentro das casas sem nenhum problema. Aliás, em alguns casos o interior dos imóveis é a melhor opção para elas se esconderem.

O que atrai esses insetos para as plantas é a seiva que elas produzem, sendo ela a principal fonte de alimento. Vale destacar que a seiva é extremamente nutritiva para os insetos, já que é ela quem carrega os nutrientes do solo para as extremidades dos vegetais.

Por isso, a planta acaba sendo enfraquecida aos poucos e pode até morrer, se os pulgões não forem eliminados.

Receita caseira promete acabar com o problema; aprenda a fazer

O combate ao pulgão é um procedimento que deve ser realizado por todos que não querem ter problemas futuros. Para isso, é altamente indicado manter o solo dos vegetais sempre úmido. Especialistas também alertam para que as folhas e os caules das plantas sejam limpos com certa frequência.

Também é possível colocar um pouco de óleo e linhaça ou sabonete macio nas plantas. Estes produtos conseguem afastar os pulgões com bastante eficiência. Sempre durante o início da primavera é preciso observar com cuidado as plantas. Ao notar a presença dos insetos comece a eliminá-los.

Contudo, se os pulgões já estão presentes, faça a seguinte receita:

  • 10 ml de óleo vegetal ou mineral (pode ser óleo dimy, neem ou algum outro);
  • 1 litro de água.

Misture tudo e borrife em cima das plantas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário