Um estudo feito pelo The Most Influential Brands, da consultoria global Ipsos, apontou as marcas mais influentes do Brasil. No topo do ranking está o Google, seguido pelo WhatsApp e YouTube. Nas dez edições da pesquisa, o Google figurou no lugar mais alto do pódio. Já o WhatsApp, que ficou com a segunda posição, é a primeira vez que aparece dentre as dez empresas mais influentes.
Leia mais: Venda enquanto pode: carros DESTAS marcas se desvalorizam a cada dia
No último ano, em suma, essa posição no ranking pertencia à Samsung, marca de eletrônicos que, agora, figura na sexta posição.
Outras empresas
Já, por exemplo, a Americanas, que ficou em quinto lugar em 2022, agora não aparece mais no ranking após os escândalos financeiros envolvendo a marca.
Vale também destacar que há três marcas nacionais entre as dez mais influentes. Assim, O Boticário aparece em sétimo lugar, o Nubank em nono e, por fim, a Natura, em décimo.
Pesquisa
O estudo considera as marcas mais influentes no cotidiano, assim como o comportamento dos consumidores a partir de seis critérios: inovação, confiança, presença, empatia, engajamento e responsabilidade socioambiental.
Por fim, o estudo se baseou em 2 mil entrevistas on-line realizadas com pessoas maiores de 18 anos em dezembro do ano passado. Na prática, cada participante avaliou dez marcas em um universo de cem a partir dos critérios já mencionados.
Igualmente, a pesquisa reforça que é preciso ir além de produtos e serviços de qualidade. Assim, as empresas que conseguem criar conexões emocionais com os consumidores e transmitam valores com os quais o seu público se identifique, acabam por ganhar um maior destaque entre os consumidores.
As 10 mais
Confira, em suma, as 10 primeiras colocadas na versão 2023 do ranking da Ipsos:
- YouTube
- Amazon
- Samsung
- O Boticário
- Netflix
- Nubank
- Mastercard Natura