Quem tem celular Android PRECISA ativar a função que economiza bateria

Celulares Android acompanham configurações personalizáveis de bateria para o seu dispositivo durar mais tempo. Aprenda a configurar!



Com a necessidade de estar com o celular sempre por perto, a bateria é consumida sem grandes problemas. Seja para trabalhar ou não, passamos horas do nosso dia usando o aparelho! Sendo assim, o carregador é um item indispensável para nossas rotinas. Para ajudar, algumas configurações presentes nos celulares Android permitem com que os usuários regulam com maior precisão fatores que podem consumir mais bateria dos seus dispositivos eletrônicos. É o que veremos! 

Veja também: Depois do iPhone 15, 3 modelos de celulares Apple podem desaparecer

Limitando o uso da bateria: como ativar a opção de economia de energia

A opção de economia de energia, como o nome indica, serve para que a vida útil da carga seja mais duradoura. A depender do modelo selecionado, algumas características podem ser diferentes. No entanto, o processo é idêntico e a configuração deve marcar presença no seu aparelho. 

Siga o seguinte caminho: 

  1. Procure pelas configurações. 
  2. No menu, vá atrás da aba “Bateria” ou “Assistência do Aparelho”
  3. Ajuste suas configurações do modo de economia de energia e ative o seu modo. Vale dizer que você deve saber os seu significado, para garantir que não seja desativada uma função útil para sua experiência. 
  4. Pronto! 

Perceba que talvez as configurações venham com nomenclaturas diferentes, porém acompanham o mesmo significado. 

A função foi testada em um celular da marca Samsung. No modo de economia de energia, como resultado de sua ativação, foi limitada a velocidade da CPU (o processador) do celular em 70%. 

Além disso, o brilho foi reduzido em 10% e o tema do modo escuro foi ativado. , juntamente com o Always on Display, função que mostra informações na tela de bloqueio – é uma alternativa para ficar checando a hora sem que o celular esteja ligado. 

Por fim, era possível ativar a limitação da atuação dos aplicativos em segundo plano. 

Aplicativos em segundo plano nos celulares Android: o que muda? 

Sabe quando você está utilizando o celular na tranquilidade e… uma notificação? Você vai ver e descobre que é de um aplicativo que você não abre faz tempo. A mensagem só foi recebido pelo fato do aplicativo estar ativo em segundo plano, como é o exemplo de mensageiros.

Caso você não queira receber notificações de aplicativos do tipo e opte por não ativar o modo de economia de energia, temos outra alternativa: restringir o uso da bateria de aplicativos

Por padrão, todos os aplicativos são configurados com a opção “otimizado” que varia conforme o uso do aplicativo. As duas outras opções que marcam presença são a de restrição total ou sem restrição. Quando a bateria de um aplicativo não é restrita, é permitido, por parte do usuário, que o aplicativo selecionado use a bateria em segundo plano sem restrições, consequentemente causa maior gasto da carga. 

Na hipótese de que você queira restringir para ter uma maior durabilidade na bateria, um aviso antes: aparece a  seguinte mensagem para os usuários que entram na seção, “talvez o aplicativo não funcione conforme o esperado e as noticiações sejam atrasadas.” 

Assim sendo, não ative a opção de restrição para aplicativos como WhatsApp, Messenger ou Telegram, ou aqueles que você precisa receber notificações na hora. Para fazer, é simples:

  1. Acesse configurações
  2. Procure por “Aplicativos”
  3. Selecione um aplicativo que você quer restringir. 
  4. Desça um pouco e procure pela opção “Bateria”
  5. Selecione “restrito”
  6. Pronto!

Na insistência de problemas com a sua bateria, consulte um profissional na área. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário