scorecardresearch ghost pixel



Resistente até a tiros, pneu à prova de furo é apresentado pela Michelin

Empresa fez novo teste no pneu à prova de furo a pedido das autoridades europeias e resultado impressionou.



Os pneus estão cada vez mais avançados e um dos modelos promissores é o UPTIS, desenvolvido pela Michelin. Esse é o nome do modelo de pneu à prova de furo e não precisa de ar, o que permite continuar rodando mesmo após levar um tiro, como foi comprovado em testes de alta velocidade realizados a pedido de autoridades policiais europeias.

Leia também: Sem erro: confira a maneira correta de calibrar os pneus do carro

Bruno de Feraudy, vice-presidente sênior da Michelin, explicou que as autoridades procuraram a empresa querendo testar a novidade porque os criminosos costumam atirar nos pneus das viaturas para tentar fugir.

Nesse caso, eles apostavam que o UPTIS poderia resolver esse problema. A hipótese foi confirmada em testes este ano e a previsão é que uma versão comercial do pneu saia em 2024, após mais rodadas de teste. A fabricante já está em negociação com a Tesla e a GM para testar o produto em mais veículos.

Modelo de pneu à prova de furo também é sustentável

Além de resolver o problema do furo nos pneus, o UPTIS é também uma solução mais sustentável. Segundo a Michelin, pelo menos 200 milhões de pneus ainda com vida útil são descartados no meio ambiente por defeitos simples, como rasgos ou perda de pressão.

A ideia é que, graças à sua durabilidade, o UPTIS ajude a diminuir esse número e cause menos impacto no planeta, já que é feito usando apenas materiais renováveis.

A produção do UPTIS é mais simples que os pneus convencionais e seu lançamento no mercado está previsto para o fim de 2024, quando começará a ser distribuído em larga escala. Ainda não há previsão de preço final.

Com a crescente preocupação ambiental e a busca por soluções mais sustentáveis, o UPTIS pode ser uma boa alternativa para diminuir o desperdício de pneus e também trazer mais segurança para motoristas e policiais em viaturas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário