scorecardresearch ghost pixel



Sangue azul: sobrenomes da nobreza são encontrados nos cartórios do Brasil

Conheça os principais sobrenomes da nobreza e saiba a origem de alguns deles. Se o seu estiver na lista, você pode ser um nobre sem saber.



Alguns sobrenomes eram muito comuns apenas entre a nobreza. Ainda hoje, eles estão presentes em muitas famílias de classe mais alta. É a cara da riqueza mesmo! Será que você tem um sobrenome que está na lista? Seria um bom sinal! Confira. Você pode ser um nobre sem saber. Não vá perder a oportunidade de ser reconhecido como tal.

Leia mais: Vem de família: técnica ensina como descobrir o karma pelo sobrenome

Se tiver algum dos sobrenomes da lista de hoje, te damos uma dica: dedique um tempo para pesquisar mais sobre a sua árvore genealógica e as suas origens. Você pode descobrir, por exemplo, que tem algum antepassado nobre ou muito mais importante do que imagina. Já pensou que interessante?

Sobrenomes da nobreza

Antes de seguir para os sobrenomes usados por anos pela nobreza, é bom que você relembre um pouquinho da história geral. A nobreza é o termo que foi dado a uma classe social privilegiada, ainda na Idade Média e na Europa.

Era composta por pessoas que tinham uma posição social de destaque. O motivo? A linhagem e hereditariedade. No geral, a maioria dos nobres era donos de terras e tinham, além de dinheiro, muito poder político e econômico.

Não sem motivos, eles eram cheios de privilégios, incluindo a isenção de impostos. Além disso, também ocupavam alguns cargos importantes no poder. Bem, não dá para negar que todo mundo gostaria de ter pelo menos alguma das vantagens da nobreza, não é mesmo? Veja abaixo os sobrenomes destinados até mesmo à realeza.

Um deles pode ser o seu.

1. Bragança: está relacionado à família real brasileira. Significa “fortaleza” ou “castelo”. O nome foi criado ainda no século II, na região celta de Bragância.

2. Ludovico: poucas pessoas usavam este sobrenome no passado, mas praticamente todas eram da nobreza.

3. Caiado: o nome surgiu para denominar aqueles que passavam tintura no rosto para clarear a pele. Era um hábito da elite social, em especial na Península Ibérica.

4. Bulhões: não se sabe bem a origem, se portuguesa, espanhola ou belga, mas era um sobrenome comum entre os grupos da nobreza. Estava entre os mais importantes do mundo.

5. Marinho: de origem ibérica, foi usado para nomear aqueles que trabalhavam com o mar.

6. Alcântara: o sobrenome tem origem na Europa. Era muito comum entre os grandes donos de terras.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário