O fim do papel higiênico pode ser triste para muitas pessoas, porque é difícil imaginar algo que o substitua. Essa invenção aperfeiçoada por Joseph Gayetty em 1857, há anos vem ajudando na higiene pessoal. Além disso, existem papéis para atender diversos públicos, com versões perfumadas e suaves. Contudo, parece que esse tipo de produto está prestes a sumir das prateleiras. Entenda.
Veja também: POR QUE colocar papel higiênico no armário pode mudar sua vida
O papel higiênico pode mesmo acabar?
Sim, o papel higiênico pode estar perto do fim, por algumas razões, como o impacto ambiental. Apesar de ser feito de um material supostamente reciclável, o processo de branqueamento adiciona às folhas substâncias químicas poluentes.
Anualmente, toneladas de papéis são descartados de forma inadequada, porque nem todos os países oferecem tratamento para resíduos. Em alguns países, o papel pode ser jogado no vaso sanitário, pois é tratado no esgoto.
Ainda assim, essa não é a realidade da maioria das pessoas, que precisam lidar com um futuro incerto quanto à poluição. Nesse sentido, é preciso pensar em substitutos e até mesmo voltar a usar métodos antigos.
Estes são os substitutos do papel higiênico
1. Bidê ou chuveirinho
Isso mesmo! O bidê é aquele reservatório que tem uma saída de água, na qual as pessoas podem higienizar as partes íntimas. O chuveirinho é uma opção, dado que poucos têm essa primeira instalação em casa.
2. Tecidos laváveis
Assim como o absorvente de pano, os tecidos de higiene íntima são mais ecológicos. Essa era a maneira mais usada quando não existia papel higiênico.
3. Esponjas biodegradáveis
As esponjas que podem ser usadas algumas vezes também facilitam uma limpeza suave e de fácil higienização. Portanto, é um potencial substituto.
Esses são os três materiais que podem substituir ou ajudar a reduzir o consumo de papel higiênico. Provavelmente você vai sentir saudade, mas é bom começar a se acostumar com novos hábitos, que consideram a sustentabilidade.