À primeira vista, o diploma universitário é um desejo de muitos do mercado de trabalho. Ele é um retrato de anos de estudo, dedicação e conhecimentos provenientes da universidade. Por mais que possa ser um diferencial, algumas profissões não exigem necessariamente um diploma para que alguém seja contratado.
Veja também: Líderes em Burnout: 12 carreiras mais suscetíveis ao esgotamento mental
Algumas profissões pagam muito bem para pessoas não formadas, que aprendem suas habilidades em outros locais, como na internet ou em cursos técnicos. Então, vamos dar uma olhada nelas!
Profissões que não exigem um diploma
1. Vendedor
Para ser um bom vendedor, é preciso comunicar-se bem, ser persuasivo, saber negociar e ter conhecimento sobre os seus produtos e serviços. Na maioria das vezes, os vendedores não precisam de um diploma universitário.
Portanto, nem sempre será desta maneira: a depender do local e da sua área de atuação, talvez seja pedido um diploma universitário em vendas, marketing ou negócios. Porém, no geral, não é uma exigência para se tornar um ótimo vendedor.
2. Programador
Diversas empresas de tecnologia não exigem um diploma universitário para selecionar programadores. Suas habilidades são testadas e estes são selecionados ou reprovados diante dos demais. Alguns são autodidatas e outros com formação técnica em programação.
Conforme o seu interesse por computadores, eles podem aprender sobre o assunto por meio destes objetos de trabalho. O mercado é muito competitivo e pode pagar ótimos salários a depender do conhecimento, experiência, empresa e região.
3. Técnico em informática
Os técnicos em informática oferecem suporte técnico na solução de problemas em computadores. Geralmente, tal grupo de profissionais precisa de um diploma técnico em informática.
4. Técnico em Eletrônica
O profissional atua na instalação e na reparação de equipamentos eletrônicos. Nesse sentido, são bastante demandados, em especial devido a problemas com celulares e outros eletrônicos populares no nosso cotidiano.
5. Técnico em refrigeração
Trabalha com a manutenção, instalação e reparação de sistemas de refrigeração. A sua função é garantir que equipamentos como ar-condicionado e geladeiras, funcionem da maneira correta.
6. Cabeleireiro
O cabeleireiro lida com a beleza e estética capilar. Em outras palavras, com o cabelo. Existem cursos técnicos que ensinam os que desejam entrar na área. Da lista, possivelmente é um dos mais procurados. Além de cortar, podem fazer colorações e hidratações.
Para atuar na área, não é necessário um diploma universitário. Especialistas costumam ter seus conhecimentos provenientes de cursos técnicos e profissionalizantes.
7. Garçom
Por fim, o garçom é o profissional que atende clientes em ambientes como restaurantes, bares e estabelecimentos. Para ser um garçom de sucesso, é preciso ser comunicativo, conseguir organizar-se bem e estar em harmonia com sua equipe.
Lembrando que determinadas empresas podem ter uma preferência por pessoas com diploma universitário. Todavia, é algo variável por parte das empresas. O critério selecionado foram de profissões mais autodidatas.