Sonha com a CNH, mas não pode pagar? Confira esta ÓTIMA NOTÍCIA

Carteira Nacional de Habilitação é o documento que autoriza um indivíduo a conduzir um veículo automotor no Brasil.



Muita gente sonha em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas não tem dinheiro para custear o processo. Isso porque o procedimento para emitir o documento é bastante caro no Brasil, podendo se aproximar de R$ 3 mil por apenas uma categoria em alguns estados.

Leia mais: Compra de veículos em 2023: afinal, há uma previsão de queda nos preços?

Mas o valor alto não precisa ser o fim do sonho de dirigir. Em boa parte dos estados brasileiros, o governo oferece carteiras de motorista gratuitas para pessoas de baixa renda e estudantes, cobrindo todos os custos com a emissão, incluindo taxas, aulas e testes.

Se você quer tirar, renovar ou adicionar uma categoria na habilitação, mas não tem dinheiro, confira a seguir todas as informações sobre o programa CNH Social.

CNH de graça

Os requisitos para poder se inscrever no programa variam conforme o local onde o interessado mora, mas, em geral, é preciso ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Além disso, o futuro condutor deve ter idade mínima de 18 anos e ser alfabetizado.

Em alguns locais, existem regras específicas como estar desempregado ou ter cursado o ensino médio em escola pública. Por isso, é importante que o candidato confira todas as exigências antes de se inscrever.

Se for aprovado, ele recebe isenção em todos os custos do processo, incluindo todas taxas do Detran e da autoescola, o exame psicotécnico, o teste teórico e a prova prática.

Processo de inscrição

As vagas são abertas no site do Detran (Departamento de Trânsito) de cada estado, onde os procedimentos necessários também são informados aos participantes. De forma geral, o interessado precisa enviar documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Atualmente, o programa CNH Social existe nos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Ceará, Piauí, Amazonas, Mato Grosso do Norte, Pará, Paraná, Santa Catarina e também no Distrito Federal. Se você é morador de algum deles, fique atento à abertura de novas vagas no site do Detran local.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário