Steve Jobs revelou ‘segredo’ do empreendedorismo que todos devem levar para a vida 

Apesar de a fala ter sido direcionada aos empreendedores e seus negócios, a sua aplicação se encaixa na realidade de qualquer pessoa.



Steve Jobs sempre foi conhecido por ser uma pessoa inteligente, que dava bons conselhos. Não é à toa que os seus ensinamentos seguem atuais. Prova disso é que Jeff Haden, o escritor de um artigo que teve uma publicação no Inc., pois ele prova que o conselho mais valioso do fundador da Apple para empreendedores pode ser aplicado, na verdade, a qualquer pessoa de qualquer área profissional. Entenda por quê.

Leia mais: O motivo que fazia Steve Jobs usar a mesma roupa vai te deixar perplexo

Jobs afirmava que os empreendedores que amam o que fazem tendem a ter mais sucesso. A justificativa é que a paixão afasta a desistência e alimenta a persistência em qualquer negócio. Para ele, aqueles que não gostam do que fazem, logo desistem.

Conselho de Jobs

Ao ser indagado sobre qual dica daria aos donos de negócios, Steve Jobs falou sobre paixão.

“As pessoas dizem que você tem que ter muita paixão pelo que está fazendo, e é totalmente verdade. A razão é porque [empreender] é tão difícil que, sem paixão, qualquer pessoa racional desistiria. É muito difícil, e você tem que fazer isso por um longo período de tempo. Então se você não está se divertindo ou realmente não gosta… você vai desistir.”

Pesquisa

Um estudo da Academy of Management Journal aponta que a maioria das pessoas assume que a paixão pelo empreendedorismo impulsiona o esforço aplicado no negócio. A pesquisa, de 2014, também mostra que o exato oposto também tem sua veracidade.

A paixão empreendedora tende a aumentar com o esforço. Em outras palavras, quanto maior é a dedicação do empreendedor ao seu negócio, mais entusiasmado ele fica com o empreendimento.

“Então, embora a paixão às vezes gere esforço, o esforço pode, por sua vez, gerar paixão… até que um dia, você percebe que o que antes gostava de fazer se transformou em algo que você ama fazer”, escreveu Haden no artigo.

Nesse sentido, o pesquisador também aponta que o amor ao trabalho, como indica Jobs, mantém as pessoas em seus propósitos, mesmo em tempos difíceis. “Essa é a verdadeira mensagem. Se você não tem paixão ou não consegue, com tempo e esforço, encontrar um grau de paixão pelo que faz, tente outra coisa”, pontuou em seguida.

O artigo indica que o empreendedor deve seguir esse conselho de Jobs em outros aspectos além do trabalho.

“Se você não ama ou pelo menos não gosta de certas coisas que faz, tente outras coisas. Tente outras abordagens. Em alguns casos, um interesse pode se transformar em uma paixão. Caso contrário, faça a escolha sensata e tente outra coisa. Como disse Jobs, por que você iria querer tolerar coisas que não ama?”, afirma.




Voltar ao topo

Deixe um comentário