O Google Drive limitou a quantidade de arquivos que os usuários podem armazenar em sua conta, independentemente do espaço disponível. Isso quer dizer que mesmo que você tenha vários gigabytes de espaço livre, a quantidade não pode ultrapassar a que foi pré-estabelecida.
Veja também: 5 recursos SECRETOS do Google Maps que você já deveria estar usando
Google limite quantidade de arquivos no Drive
Conforme as informações, cada usuário poderá ter 5 milhões de itens armazenados em seu drive, isso inclui os arquivos e as pastas criadas. Pode parecer muita coisa, mas ao longo dos anos, acumular tudo isso em arquivos de texto e imagens não é algo tão difícil assim.
A alteração do foi informada por um responsável do Google Workspace. Ele disse que a limitação é um modo de garantir a boa apresentação e a confiabilidade dos serviços prestados pela empresa através do armazenamento em nuvem.
Recomendação é excluir o que não serve
A empresa disse que essa mudança afetará poucos usuários, mas a recomendação é uma só: excluir arquivos que não são utilizados. Isso garante que o limite de armazenamento não seja atingido e aprimora a experiência dos usuários com a plataforma do Google.
Muitas pessoas foram pegas de surpresa pela informação, como demonstram publicações na plataforma de rede social Reddit. A logística de muitos usuários deverá mudar, já que será preciso buscar outras ferramentas para compartilhar os arquivos.
Imagine ter que transferir milhões de itens para outros bancos de armazenamento. O trabalho será intenso e a possibilidade de perder algum item é alta.
Inclusive, alguns usuários utilizaram a mesma rede social para relatar problemas na criação de novas pastas, mesmo quando a quantidade limite continuava abaixo do estabelecido. Isso pode indicar algum tipo de falha no servidor da bigtech.
O Google não relatou nenhuma falha do tipo em seu sistema e a alteração de limite no Drive já está valendo para todos os usuários. Vale a pena checar a quantidade de arquivos presentes em suas pastas.