Tem o mesmo sonho todas as noites? Saiba o que isso pode significar

A maioria das pessoas sonha, ainda que não lembre, mas às vezes os mesmos sonhos aparecem e causam estranheza. Entenda por que isso acontece.



Quando alguém tem o mesmo sonho repetidamente, isso é conhecido como “sonho recorrente”. Esse processo não é tão comum na fase adulta, mas pode acontecer em meio a situações de pressão. A ciência ainda tem muitas dúvidas sobre esse fenômeno, mas se você sonha e acorda preocupado, fique atento. Em alguns casos, a melhor alternativa é identificar o motivo do problema no médico. 

Veja também: Sonhou com um gato essa noite? Proteção espiritual ou perigo à vista?

O que significa sonhar com a mesma coisa? 

É possível que um sonho parecido seja um sinal de que algo está incomodando a pessoa em um nível subconsciente. Nesse caso, o cérebro pode estar tentando resolver um problema ou lidar com uma emoção difícil. 

Por exemplo, uma pessoa que sonha repetidamente com quedas talvez esteja enfrentando algum medo de perder o controle sobre algo. Em outras ocasiões, os mesmos cenários e situações costumam ser representadas no pensamento. 

A interpretação dos sonhos deve ser feita de forma particular 

Especialistas da psiquiatria e neurologia afirmam que a interpretação dos sonhos deve ser feita de forma particular. Sendo assim, não há um manual de significados universais e as imagens refletem individualidades. 

Se você teve um sonho esquisito, não há fonte melhor de consulta do que as suas próprias experiências e hábitos. Para facilitar a avaliação, anote tudo o que puder em um caderno, no intuito de não esquecer o que foi sonhado. 

Os sonhos recorrentes podem ser um sinal de que é necessário prestar atenção em questões emocionais ou psicológicas não resolvidas. Em geral, demonstra ser um padrão presente na sua realidade, que se repete no cotidiano. 

Afinal, por que as pessoas sonham? 

Todos reconhecem a importância de dormir bem, mas o sonho também tem funções específicas ligadas às atividades cerebrais: 

  • Processamento de informações: durante o sono, o cérebro pode processar informações do dia anterior e armazená-las na memória de longo prazo.
  • Regulação emocional: os sonhos podem ajudar a processar emoções negativas, permitindo que você reconheça sentimentos difíceis de uma forma saudável.
  • Resolução de problemas: todo sonho tem muitas informações que fortalecem a criatividade e repertório para a resolução de problemas. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário