Quando se trata do consumo de carne, existem várias controvérsias, principalmente envolvendo fígado de boi. Isso acontece porque este órgão em animais, assim como nos seres humanos, filtra toxinas. Sendo assim, muitos imaginam que certas substâncias tóxicas acabam sendo ingeridas. Afinal, o fígado bovino pode mesmo causar intoxicação nas pessoas?
Veja também: Picanha está cara? 4 cortes de carne que não fazem feio (e são baratas)
Fígado de boi pode fazer mal para a saúde?
Depende! A verdade é que o fígado não armazena nenhuma toxina, mas tem o papel de filtrar essas moléculas ruins. No entanto, se o animal, seja galinha, boi ou porco, estiver doente, este órgão pode, sim, reservar toxinas.
Nesse caso, o consumo da carne oferece riscos ao organismo, prejudicando a digestão. Com exceção desse problema, esse corte do boi é saudável e uma excelente fonte de nutrientes e proteínas para o corpo.
Estas são as principais propriedades do fígado bovino
O fígado bovino tem importantes propriedades nutricionais, devido ao seu potencial proteico. Entre as principais vitaminas estão a do Complexo B, vitamina A e ferro, que ajudam a reduzir quadros de anemia.
Dessa maneira, seu consumo é recomendado, com um limite de até 250g por semana, para pessoas adultas. Além da insuficiência de ferro, melhora o funcionamento do sistema neurológico, principalmente a memória.
Ainda assim, certas pessoas devem monitorar o consumo de fígado e outras porções de carne vermelha. Essa recomendação está ligada ao excesso de colesterol que leva a doenças cardiovasculares e hipertensão.
Verifique a procedência da sua alimentação
Conforme foi visto, se o fígado de boi, assim como qualquer outra proteína, não for de boa procedência, ele pode intoxicar. Sendo assim, não esqueça de escolher muito bem o açougue que você frequenta.
Pense nas suas necessidades nutricionais e na presença de algum diagnóstico de cardiopatia, siga as instruções do médico responsável. Ao comprar o fígado de um lugar seguro e prepará-lo em boas condições, não há perigo.