Após trocar aquele pneu que furou, chegou a hora de ir a um borracheiro para consertar o estrago. Geralmente, o motorista opta pela borracharia mais próxima para sanar logo com a dor de cabeça e trocar o estepe. Contudo, é importante ter em mente que nem sempre o serviço feito é o mais recomendado pelos especialistas.
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Para evitar que você caia em ciladas, veja os maiores erros cometidos pelas borracharias.
Uso do “macarrão”
Ao chegar na borracharia, a primeira coisa que o profissional vai fazer é procurar o furo no pneu, arrancar o objeto que o causou e fazer o reparo. Para esse procedimento, muitos borracheiros usam o “macarrão” que nada mais é do que uma espécie de corda de borracha encaixada com uma agulha para preencher o buraco.
Contudo, vale lembrar que o pneu só pode ser recuperado caso tenha um furo na área da banda de rodagem e ele só pode ter até 5 mm. Portanto, o único reparo recomendado é o tipo “plugue”.
Ferramentas inadequadas
Na hora de desmontar a roda também é preciso ficar de olho nas ferramentas utilizadas. Na prática, as borracharias maiores possuem equipamentos próprios para tirar o pneu da roda. Entretanto, em muitos casos, o borracheiro usa outras ferramentas como, por exemplo, espátulas ou pé de cabra. Em suma, esse tipo de manobra pode quebrar o talão do pneu, tornando-o inutilizável. A ação pode resultar em acidentes sérios, caso o borracheiro monte o pneu com talão danificado. Na prática, isso aumenta o risco de perda de pressão ou mesmo de estouro.
Uso de fogo
É muito comum ver na internet vídeos em que, para encaixar o pneu na roda, o profissional joga um spray inflamável e, em seguida, põe fogo. Apesar da ação parecer uma mágica, os fabricantes de pneus também não indicam o procedimento. Isso porque, pode haver danos estruturais para o pneu, uma vez que os gases, líquidos e também o fogo agridem a borracha.
Ressulcamento
O procedimento nada mais é do que um corte feito com ferramentas que aprofundam os sulcos já rasos dos pneus em final de vida. A prática, além de insegura, é proibida. Isso porque, ela afina ainda mais a banda da borracha acima da manta metálica dos pneus. Para estes casos, não há muito o que fazer senão trocar os pneus por novos.