O QI, ou Quociente de Inteligência, é uma medida utilizada para avaliar a inteligência de um indivíduo em relação à população geral. Nesse caso, o resultado é obtido por testes psicológicos padronizados. Dessa forma, a avaliação se concentra no raciocínio lógico e capacidade de aprendizado. Entre as pessoas com os maiores QI do mundo, encontra-se a colombiana Shakira.
Veja também: 7 frases que pessoas emocionalmente inteligentes dizem com frequência
Shakira: uma das mulheres com maior QI do mundo
Recentemente, o QI da Shakira voltou a viralizar nas redes sociais, após a repercussão do seu término. O fim do casamento com o jogador de futebol Gerard Piqué colocou os holofotes sobre sua vida, cheia de altos e baixos.
A cantora colombiana de 46 anos surpreende pela beleza e inteligência, confirmada no seu trabalho como compositora. Ao lado de Bizarrap, a faixa Music Sessions mostrou que ela sabe usar as palavras para provocar o ex.
A colombiana tem um passado dedicado aos estudos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Quociente de Inteligência da população em geral varia entre 85 e 115. Aquelas pessoas que têm uma pontuação superior a 130 podem ser consideradas verdadeiros gênios.
A Shakira tem um QI de 140, que se aproxima do resultado de Einstein, tornando-se uma das mulheres mais inteligentes do mundo. A sua classificação foi reconhecida pela Associação de Pessoas com Alto Quociente Intelectual (Mensa).
No passado, quando conseguia conciliar os compromissos da carreira e os estudos, ela investiu em conhecimento. Portanto, estudou Filosofia Antiga na Universidade da Pensilvânia e História da Civilização Ocidental na Universidade da Califórnia.
Quociente de inteligência e as habilidades cognitivas
Os testes de QI avaliam habilidades cognitivas como raciocínio lógico, resolução de problemas, compreensão verbal e percepção espacial. Ainda assim, existem competências que não são consideradas no exame.
Dessa forma, se você não atinge o resultado esperado, não significa que você deixa de dominar outros saberes. Entre as formas de inteligência, é possível mencionar a musical, naturalística e interpessoal, que exigem outros métodos de avaliação.