Waze ou Google Maps? Independentemente da sua escolha, uma coisa não dá para negar: os aplicativos de navegação facilitam o dia a dia ao apontar os melhores trajetos para se chegar a um lugar. Atualmente, esses dois recursos são os mais utilizados pela população justamente por causa dos benefícios que eles oferecem.
Leia mais: Waze com a sua cara! NOVOS recursos permitem customizar rotas no app
Se você ainda não tem um preferido, separamos algumas informações sobre as ferramentas que certamente irão ajudá-lo a entender melhor o funcionamento das plataformas de geolocalização.
Maps vs Waze: recursos
Na prática, o Google Maps é um pouco mais completo, uma vez que apresenta uma série de funções que ajudam na busca por rotas e direções precisas. Ele, por exemplo:
- Fornece informações de trânsito em tempo real e tem câmera 360°;
- Oferece a possibilidade de baixar mapas para navegação off-line, assim como uma análise de linha do tempo com trajetos anteriores;
- Disponibiliza alerta de velocidade máxima da via e destaca as áreas com maior movimento;
- Traz informações sobre a disponibilidade de vagas de estacionamento.
Por outro lado, quando se fala do Waze, não podemos ignorar a pegada mais social de navegação. Isso porque o aplicativo permite que os próprios usuários informem problemas de trânsito, como obras ou congestionamentos.
Além disso, a ferramenta traz informes sobre radares de velocidade, localização de viaturas, postos de gasolina, inclusive com os preços, assim como oferece um comando de voz e chat para conversar com os amigos.
Em suma, o Waze também dá a autonomia para o usuário escolher os trajetos de sua preferência para evitar pedágios ou vias expressas. Também emite um alerta sonoro quando o carro está acima da velocidade permitida para a via.
Sendo assim, o Waze é perfeito para quem quer atualizações em tempo real, mas o Google Maps atende até mesmo quem busca informações diferentes em opções de transporte, como bicicletas, ônibus, metrô e mais.
Interface
Já quando o assunto é interface, o Waze tem a vantagem de ser customizável. Sem falar que ele oferece comentários dos usuários sobre ocorrências no trajeto escolhido. Por outro lado, apontamos que o Google Maps apresenta informações mais detalhadas, como gráficos e links com dados extras. Eles podem ser explorados.
Usabilidade
Ambas permitem que seja feito o uso por meio de comando de voz, contudo o Waze se destaca por ter uma integração com aplicativos de música, ou seja, não é preciso fechá-lo para mudar de faixa ou pausar a canção.