Algumas peças do automóvel não precisam ser mais trocadas e muita gente nem percebeu isso. No entanto, a manutenção dos carros novos se tornou bem mais duradoura do que antes. Confira alguns dos melhores exemplos listados abaixo.
Veja também: Vai comprar um 0km? ESTES são os 10 carros mais ‘baratos’ em 2023
1 – Correia dentada
Entre as peças que não precisam ser trocadas como antes está a famosa correia dentada. Esse item já foi motivo de dor de cabeça para muitas pessoas. Afinal, além de ter a manutenção cara, a cada 70 mil km, mais ou menos, era preciso substituir o componente. Se a correia se arrebentasse, o prejuízo seria de milhares de reais.
Por outro lado, motores como 1.0 turbo e 1.0 aspirada da Chevrolet banharam a correia a óleo. Ela tem a mesma durabilidade do motor. Mas é preciso respeitar as manutenções preventivas, como troca de óleo correta e com produto certo.
2 – Peças que quase não precisam ser trocadas: faróis
Na verdade, se trata da lâmpada que vai nos faróis. Isso porque a tecnologia de LED permite que o item duro por mais de 15 anos tranquilamente. Sendo assim, dificilmente você trocará as luzes do seu carro. As lâmpadas convencionais tinham durabilidade de apenas 3 anos, em média.
3 – Escapamento
Antigamente, era extremamente comum ter que trocar componentes do escapamento do carro. Com o tempo, ele furava e o ronco ficava mais grave e “engasgado”. No entanto, a evolução industrial nessa área fez com que esta seja uma das peças que não precisam mais serem trocadas. É comum, ver alguns escapamentos durante mais de 20 anos com facilidade.
4 – Óleo de câmbio
Os carros mais novos não necessitam mais que o motorista cheque o fluido da caixa de marchas. O mercado tende a manter as transmissões automáticas e com fluidos long life em seus modelos.
5 – Peças que quase não precisam mais de troca: fluido da direção hidráulica
Para quem tem a direção hidráulica, é necessário apenas checar o nível do fluido para saber se está tudo certo. No entanto, essa é uma das peças que devem entrar para a história. A direção elétrica veio para ficar.