Quem tem um cachorrinho em casa sabe que, vez ou outra, os nossos pets nos surpreendem com algumas lambidas inesperada. Afinal, o que eles querem dizer quando adotam esse comportamento? Entenda as razões por trás de uma atitude tão comum dos bichinhos e saiba por que os cachorros lambem tanto os donos.
Leia mais: Atenção com elas: 7 setes raças de cachorros mais ‘bravas’ do mundo
O significado das lambidas é, no mínimo, curioso. Este é um hábito extremamente natural para os pets, mas que pode indicar muita coisa sobre o seu bichinho e a relação de vocês. Eles amam lamber os donos, mas não param por aí. Também fazem isso com outros animais. Alguns têm o costume de se lamber por muito tempo.
Por que os cachorros lambem os donos?
Os bichinhos encontram várias formas de se comunicar com os donos, normalmente sempre por meio de comportamentos que às vezes os deixam muito confusos. Por exemplo: cada uma das lambidas dos pets quer dizer uma coisa diferente, mas talvez você ainda não tenha notado isso.
No geral, uma das interpretações mais comuns entre as pessoas é que as lambidas são sinais de carinho, já que elas podem ser uma forma de demonstrar afeto e proximidade com quem está sendo lambido.
Mas não é só isso! Elas também podem ser uma forma de cuidado e higiene, já que os cachorros usam a língua para limpar partes do próprio corpo, como as orelhas, genitais e patinhas. Por vezes, eles também lambem os donos, na tentativa de cuidar da higiene dos seus queridos. Que fofinhos, não é mesmo?
As lambidas também podem indicar uma forma de respeito mútuo e consideração, já que os cães enxergam os donos como parte da família. Assim, eles conseguem demonstrar por meio das lambidas todo o amor e afeto que têm.
Outra interpretação das lambidas é que elas podem ser um sinal de desconforto ou dor, o que merece ainda mais atenção dos papais e tutores. Em alguns momentos, os cachorros podem sentir incômodos causados por doenças.
Quando eles se lambem demais, isso pode indicar que estão em busca de alguma forma que irá aliviar o desconforto, isso acontece principalmente quando as lambidas são acompanhadas de muita coceira.
Nesses casos, o mais indicado é procurar por mais sinais no corpinho do seu pet, observar se ele continua se alimentando normalmente e, se o comportamento persistir, é preciso consultar um médico veterinário.