Afinal, por que os pássaros não tomam choque ao ficar nos fios dos postes?

Pássaros ficam nos fios do poste por uma razão, certo? A física explica e permite que eles não tomem nenhum choque elétrico. Entenda.



Uma cena curiosa e muito comum sempre deixa uma dúvida no ar: como os pássaros conseguem ficar nos fios dos postes sem receber choques elétricos? É algo a se pensar, não é mesmo? A explicação que você tanto procura está na física, mas se quer ter acesso a uma explicação simplificada, fique aqui. Nós vamos esclarecer tudo.

Leia mais: Tênis pendurados nos fios de energia: afinal, por que eles vão parar lá? 

Muitas pessoas temem os fios da rede elétrica por receio de tomar choque. Bem, elas estão completamente certas ao tomar o máximo de cuidado possível com isso. Acontece que, com os pássaros, a situação é bem diferente. Eles estão muito mais protegidos do que você imagina.

Pássaros nos fios dos postes

Quando essas aves pousam nos fios, geralmente tocam o mesmo fio condutor com as duas patas, não criando uma diferença de potencial entre os dois pontos. Isso quer dizer que, dessa maneira, a forma como os pássaros ficam nos fios não permite que haja de fato uma corrente elétrica.

Se eles tocassem dois fios diferentes ao mesmo tempo, sim. Eles poderiam receber uma descarga elétrica.

A depender da intensidade, tal descarga poderia ser fatal para os pássaros, assim como é para os humanos. A vantagem para as aves é que elas têm patas curtas, o que dificulta que toquem no fio e em outro objeto próximo.

Isso também se aplica aos seres humanos e a outros animais. Por exemplo: se alguém tocar com as duas mãos o mesmo fio, sem ligar o corpo a outro objeto, também não sofrerá nenhum choque. O problema é que, como as pessoas geralmente seguram os fios do poste (ou de outros lugares) com apenas uma mão, assim como os animais mordem os fios com as patas no chão, os choques elétricos podem acontecer. A grande maioria é fatal.

Por isso, da próxima vez que você vir um pássaro descansando em um fio de poste de alta tensão, lembre-se de que ele está resguardado pela física, que o mantém a salvo dos choques elétricos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário