Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) o mosquito é o animal mais mortal do mundo, e a sua capacidade de atuar como vetor de doenças é a principal causa disso.
Leia mais: Nome de animal no filho? Mulher desafiou a tudo e a todos com polêmica
A malária, uma doença transmitida por mosquitos do gênero Anopheles, é a principal causa dessas mortes e afetam principalmente pessoas grávidas, pessoas com sistema imunológico comprometido e crianças menores de 5 anos.
Para se ter uma ideia, somente em 2021 a malária somou cerca de 619.000 mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). E não para por aí! Além da malária, o mosquito também pode transmitir outras doenças, como filariose linfática, dengue, Febre do Nilo Ocidental, chikungunya e Zika.
Pequeno, mas nada inofensivo
A natureza surpreendente dos mosquitos na causa de doenças tem relação direta com o seu comportamento. Funciona assim: as fêmeas se alimentam de sangue e são capazes de transferir patógenos da corrente sanguínea de uma pessoa para outra. Já dá para imaginar o estrago que isso pode causar, não é?
Além disso, esses insetos são campeões em passar despercebidos, o que os tornam ainda mais vilões dos seres humanos. Estamos constantemente em risco de sermos picados por esses insetos indesejados, ainda mais que compartilhamos com eles o mesmo ecossistema e necessidades básicas, como a necessidade da água.
Como prevenir doenças causadas por mosquitos?
A boa notícia é que existem medidas que podem ser tomadas para diminuir o risco de doenças indesejadas transmitidas por mosquitos. Usar telas nas janelas e fazer manutenção correta de encanamentos podem ser algumas medidas adotas e, o melhor, são simples.
Além disso, ações para controlar a aparição desses mosquitos também são formas eficientes de prevenção. Algumas dicas são: eliminar criadouros de água parada, usar repelentes e utilizar roupas que cubram todo o corpo, principalmente se o ambiente já foi afetado.