Com o aumento no número de empresas fechando as suas portas e as grandes demissões em massa, é possível perceber que a situação econômica e financeira do Brasil, bem como do mundo, não estão das melhores. Apenas não se engane achando que isso é algo exclusivo de 2023. Em 2022, o fechamento de uma tradicional e muito famosa varejista impactou o país e diversos colaboradores.
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Estamos, é claro, falando da Etna, que foi fundada em 2004. A empresa era tida como referência no setor varejista especializado em móveis e decoração do país. Além disso, ela também era considerada a maior concorrente direta da Tok&Stok, que também vem passando por dificuldades financeiras há algum tempo.
Mesmo tendo a grande ambição de ser a principal concorrente da Tok&Stok e de se tornar a maior varejista de móveis no país, a Etna nunca chegou a ter uma operação totalmente madura. Assim, a empresa nunca conseguiu se recuperar da crise econômica de 2015, mesmo que permanecesse em pé. Desde então, os donos tentaram vender a empresa ou realizar uma fusão com alguma outra marca, contudo nunca tiveram sucesso.
Por que a varejista fechou?
A Etna decidiu encerrar as suas operações em meados de 2022.
De acordo com informações divulgadas pelo Portal metrópoles, a empresa chegou a ter 18 lojas físicas no seu auge, além de um e-commerce de grande sucesso entre os brasileiros; contudo, devido a uma crise financeira, a empresa teve de realizar um saldão de 90% de desconto e fechar as portas de suas lojas logo em seguida.
No seu último ano de funcionamento, a Etna tinha apenas quatro lojas físicas e sua plataforma de comércio eletrônico funcionando. As lojas foram se encerrando de forma gradual. Deixaram a unidade da Avenida Berrini, em São Paulo, e o site funcionando até que houve o esgotamento dos estoques.
A empresa enviou um e-mail a todos os consumidores informando sobre o encerramento das suas atividades em 2022. O comunicado foi seguido por um anúncio de queima total de estoques. Em uma nota divulgada na época, a Etna afirmou que estava encerrando as suas operações “cumprindo com todos os seus compromissos perante seus colaboradores, clientes, fornecedores e prestadores de serviço”.