A decisão da Netflix de cobrar uma taxa extra por compartilhamento de senhas aparentemente não agradou em nada os usuários brasileiros. Desde terça-feira (24), quando a empresa enviou um e-mail informando a cobrança adicional, que os brasileiros começaram a expressar sua indignação no Twitter.
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Como era de se esperar do público brasileiro, os memes tomaram conta da discussão. Além disso, muitos criticaram a possível medida e até ameaçaram cancelar suas assinaturas na plataforma.
Apesar das críticas e da queda no número de assinantes pagantes desde abril de 2022, a gigante do streaming decidiu manter a cobrança adicional e, agora, ela chegou ao Brasil. No e-mail enviado aos assinantes na última terça-feira (24), a empresa explicou as novas regras, o que gerou revolta entre os brasileiros apaixonados por maratonar suas séries favoritas.
Entenda a decisão da Netflix que gerou revolta no Brasil
A partir de agora, caso os assinantes compartilhem suas contas com pessoas que não moram na mesma casa, será cobrada uma taxa adicional de R$ 12,90 por pessoa, além do valor do plano assinado. Porém, como diz o ditado, no Brasil ninguém desiste facilmente.
O Twitter foi invadido por comentários indignados e por dicas de como acessar diversos serviços de streaming por preços mais baixos, incluindo outras plataformas.
Um publicitário fez um cálculo e mostrou que é possível assinar várias plataformas de streaming pelo preço de um único plano da Netflix compartilhado por mais três pessoas, totalizando R$ 94,51 mensalmente. No entanto, é necessário se inscrever em um site de compras para obter descontos nas mensalidades de cada serviço e chegar a esse mesmo valor.
A repercussão foi tão grande que diversas empresas mencionadas nas dicas de economia agradeceram pela “lembrança” e aproveitaram para aumentar sua divulgação.
Enquanto isso, o Procon-SP notificou a Netflix na quarta-feira (24), após receber um grande volume de reclamações dos consumidores sobre a nova política de cobrança adicional. O órgão tem como objetivo entender se essa conduta viola o Código de Defesa do Consumidor e o que é comunicado aos assinantes.