O plano de incentivos para retorno dos carros populares foi divulgado na última quinta-feira, 25. O intuito da medida é movimentar o setor automotivo e fomentar a venda dos automóveis. O plano poderá combinar exonerações tributárias com modelos de veículos que sejam vendidos por aproximadamente R$ 55 mil. É o caso de um Toyota .
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O seu representante da categoria é o Toyota Vitz.
O modelo foi lançado no ano passado e é uma versão Toyota do Suzuki Celerio. Menor que o antigo Etios, que saiu de linha, o carro tem apenas 3,69 m de comprimento e entre-eixos de 2,43 m. A opção é ideal para quem busca por um carro pequeno, mas não quer abrir mão do conforto.
Toyota Vitz x modelos populares
Ainda no quesito tamanho, ele é maior que o Fiat Mobi, que tem 3,56 m de comprimento e 2,30 m de entre-eixos. Além do Mobi, o Vitz também é um pouco maior que o Kwid, o popular francês que tem 3,68 m de comprimento e 2,4 2m de entre-eixos. No quesito mecânica, infelizmente o Vitz sai perdendo para os seus concorrentes.
Seu motor 1.0 de 65cv fica atrás dos 74 cv do Mobi e dos 71 cv do Kwid (se abastecido com etanol). Com o tanque cheio de gasolina, o Kwid entrega os mesmos 64cv do modelo da Toyota. Além disso, o torque também é inferior no mini japonês. Enquanto o Mobi tem 9,9 kgfm e o Kwid 9,8 kgfm, o Vitz tem 9 kgfm.
Ao analisar o design interno dos modelos, os três são semelhantes na simplicidade. O painel do Vitz é analógico, logo conta basicamente com velocímetro, uma pequena tela para computador de bordo e luzes de alerta. O volante é multifuncional. Por fim, os comandos dos vidros também ficam no painel, próximo ao pisca-alerta e à trava central. O modelo pode contar também com ar-condicionado analógico, multimídia, porta USB e sensor de estacionamento.
Tudo isso como adicionais escolhidos pelo proprietário.