Do mistério à descoberta: Cientistas revelam as surpreendentes raízes da cerveja Lager

Um estudo revela a história da cerveja lager e sua popularidade global



As cervejas do tipo Lager conquistam o paladar de muitos apreciadores da bebida ao redor do mundo, representando uma parcela significativa das vendas. No entanto, sua origem sempre foi um mistério, mas hoje, vamos compartilhar as informações já obtidas sobre ela.

Leia mais: Cerveja mais saborosa! Latinha bizarra do Japão deixa bebida encorpada

Um estudo recente publicado na revista científica FEMS Yeast Research, revelou que a cerveja Lager nasceu há mais de 400 anos, em uma taverna em Munique, na Alemanha. Essa descoberta, combinando uma pesquisa histórica e biologia molecular, trouxe luz sobre a origem e a popularidade dessa cerveja única.

A mistura de cepas

Como as cervejas são bebidas fermentadas, as características delas dependem da levedura usada no processo.

A Lager é resultado da mistura das cepas utilizadas na produção da Ale e da cerveja marrom. Essa combinação proporcionou características únicas à cerveja, tornando-a resistente ao frio e fermentando de maneira intensa, permitindo uma produção mais rápida e em maior quantidade.

A definição da levedura

Em 1883, a levedura utilizada na produção da Lager foi melhor definida no laboratório de pesquisa de Carlsberg, na Dinamarca, recebendo o nome de Saccharomyces pastorianus em homenagem a Louis Pasteur, renomado cientista conhecido por seu trabalho com pasteurização.

Isso possibilitou a purificação e a distribuição global da cepa, o que levou ao declínio de diversas outras cervejas.

História e biologia molecular unidas

Análises de documentos históricos revelaram a existência de um fermentador bávaro, no século XVII, que produzia tanto a Ale quanto a cerveja, o que sugere que foi o pioneiro na produção da Lager.

A primeira sugestão sobre a origem dessa cepa foi em 2016, quando os pesquisadores compararam os genomas de mais de 120 fungos, com a intenção de criar uma árvore de evolução. Segundo uma técnica científica, a idade da cepa data do Século XVI.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário