scorecardresearch ghost pixel



Como o WhatsApp está te fazendo trabalhar mais sem que você se dê conta

Aplicativo, que é sucesso absoluto no Brasil, também é popular no ambiente corporativo. Os empregadores estão passando dos limites com o recurso?



O WhatsApp é o aplicativo mais usado entre os brasileiros, segundo o levantamento “Panorama”, feito no ano passado pelo site Mobile Time e a empresa em soluções em pesquisas, Opinion Box. A plataforma, que se tornou uma dos principais meios de comunicação, é quase que uma ferramenta indispensável no ambiente de trabalho, já que o dispositivo basicamente tornou todo o processo comunicativo mais prático.

Leia mais: WhatsApp parece ter ouvido os usuários e prepara 2 funções MUITO pedidas

Apesar das facilidades, o recurso permite que limites sejam ultrapassados quando o assunto é trabalho, pois com toda a praticidade, muitas pessoas costumam criar o hábito de pedir algum dado ou solicitar alguma tarefa a alguém mesmo depois do expediente, fazendo com que o funcionário fique disponível de forma ilimitada.

Trabalho sem fim: como o WhatsApp contribui?

Você, profissional, já sentiu que está trabalhando bem mais depois dessa popularização do aplicativo? Em reportagem do jornal Estadão, funcionários relataram que se sentem invadidos, pois recebem mensagens de trabalho durante folgas, finais de semana e após o expediente.

As empresas estão cada vez mais centralizando o uso do aplicativo, enviando documentos e compartilhando informações por ele, mas que antes ficavam disponíveis apenas em e-mails corporativos.

Todas essas medidas já estão começando a trazer consequências negativas, como mostra uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, que aponta que cerca de 30% dos trabalhadores se sentem pressionados para ficar disponível em tempo integral. Outros 48% se sentem sobrecarregados.

Especialistas em cultura organizacional ressaltam que o problema está justamente nas empresas que não apresentam limites ou uma política de uso do aplicativo. Muitos líderes valorizam a cultura da produtividade, onde parece que o trabalho nunca pode parar.

Os estudiosos da área ainda mostram que esse não é um problema novo, já que o WhatsApp caiu no gosto dos brasileiros desde que chegou ao país.

Os peritos também falam que a tecnologia traz essa confusão no horário, pois muitos profissionais também utilizam o mensageiro para responder questões pessoais, mesmo durante o momento de trabalho. Eles incentivam as empresas a criar treinamentos para ajudar os colaboradores a lidar com softwares corporativos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário